Por Adriano Leitão e Eraldo Paulino

“E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram e ficaram fartos” (Mc 6, 41s)

Há 15 anos, um cordel de solidariedade começou a ser (re) escrito a várias mãos no campo e na cidade das regiões dos Inhamuns e Crateús, quando a Cáritas fora rearticulada na Diocese de Crateús, sob a liderança pastoral de Dom Jacinto. Versos proféticos que têm o lirismo dos gestos concretos de libertação, o consequente protagonismo das comunidades camponesas e periféricas, rimando sempre com a sabedoria popular e o compromisso evangélico, legado da igreja encarnada liderada por dom Fragoso. Havia vários momentos festivos programados para celebrar tal ciclo, que se renova no mês de abril. Porém, diante dos desafios do enfrentamento à pandemia de Covid-19, é na experiência do cuidado com a vida de centenas de famílias atingidas pelas enchentes em Crateús, Novo Oriente, Quiterianópolis e Tauá que a Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) renova os votos de ser a carícia da igreja a quem mais necessita.

Após as enchentes do mês de março, rapidamente as e os agentes da CDC se juntaram a entidades parceiras para prestar os atendimentos mais emergenciais, arrecadar mantimentos e contribuição financeira para garantir o mínimo necessário para a preservação da vida das famílias atingidas, e segue na articulação para garantia de direitos. Numa movimentação que marca parte do ser Cáritas de Crateús, que é fazer com, e não para, e não sobre, mas em parceria, numa grande ciranda de solidariedade. Dessa forma foi possível, até o momento, articular, comprar, fazer e distribuir cerca de 1.460 (Mil Quatrocentos e sessenta) Cestas Básicas, que corresponde a 15 mil toneladas de alimentos.

Tais doações foram feitas pelas paróquias e áreas pastorais da Diocese de Crateús, liderada por dom Ailton Menegussi, OAB Crateús, CAACE Crateús, Lion, Sindicato dos Professores de Crateús, Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Plataforma Educação Marco Zero,Consorcio Brasil Trentino,  Fondazione la Rosa Rossa onlus,Igreja da Paz, Governo do Estado e pessoas voluntarias . Foram atendidas até o momento 355 Famílias atingidas pelas enchentes e 1.105 em situação de fome pelo COVID-19, além da entrega de 309 kits de material de higiene e limpeza e 300 Máscaras. Conseguimos através de doação voluntaria Roupas, Redes, Lençois e alguns utensílios domésticos para partilhar com aqueles e aquelas que perderam nas enchentes.