“Um dia festivo, de muito aprendizado”, estas foram as palavras de Francisco Leite Dias, “seu Toquinho”, Presidente da Associação de Boqueirão / Arneiroz – CE, comunidade assistida pela Equipe Técnica da Caritas Diocesana de Crateús – CDC, Projeto Paulo Freire / SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O dia festivo que menciona Seu Toquinho aconteceu no sábado, 20 de maio, onde se realizou o cerre da atividade “Tecendo Saberes: Horticultura Orgânica da teoria a prática”, promovido pela CDC em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O encontro foi promovido pela parceria entre a Caritas Diocesana de Crateús e o SENAR e contou com agricultores e agricultoras da comunidade de Boqueirão que vinham participando da capacitação de Horticultura orgânica ministrada pelo SENAR desde o dia 17 de abril.

O dia de campo foi a culminância da capacitação em horticultura misturando a teoria e os resultados práticos como a implantação de áreas experimentais de cultivo de diversas variedades de hortaliças, produção de biofertilizantes e defensivos agrícolas naturais. Além disso, foi apresentada as práticas de tratos culturais, em áreas cedidas para o experimento, pela Agricultora Zulmira, participante do Projeto Paulo Freire.

Para a voluntária Italiana da Cáritas, Marta Versaci, a experiência do dia de campo trouxe o resultado do trabalho motivador dos agricultores e agricultoras durante o encontro promovido pelo Projeto Paulo Freire. “Vi o compromisso dos que fazem do projeto uma possibilidade de aprendizado teórico e prático para transformar a realidade da comunidade”.

Segundo Seu Toquinho, é importante aprender a forma correta para plantar e a capacitação e o dia de campo permitiu colocar em prática o que se aprendeu durante o curso. “Hoje em dia precisamos diversificar o que fazemos, não plantar só feijão e milho, precisamos aprender e fazer diferente, plantar outras coisas”.

Para o técnico da comunidade Raphael Sousa, “esse momento é um retrato da mudança que queremos e podemos fazer, e a comunidade esta de parabéns por querer melhorias técnicas e aproveitar melhor o que é repassado. Sabendo que a dedicação será sempre o combustível da mudança”.

A Coordenadora da Equipe CDC / Projeto Paulo Freire, Daniela Cavalcante resumiu o dia de campo como um momento de aprendizagem, troca e novas possibilidades para as comunidades. “Vejo este dia como um encontro de resultados, parcerias, dedicação e força de vontade dos agricultores e agricultoras”