Jerimum, verduras, melancia, milho e feijão. Isso e muito mais foi comercializado pelas comunidades rurais na 5ª Feira da Agricultura Familiar de Tamboril que aconteceu dia 27 de abril. A Feira é organizada pela Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores rurais junto com outras organizações da sociedade civil. A Cáritas Diocesana de Crateús apoia a Feira e esteve presente no evento.

Foram 40 dias de preparação para conseguir o equipamento e organizar agricultores e agricultoras em um grande evento que por muitos anos foi prejudicado pela seca na região. Aproximadamente 1.000 pessoas estiveram cercadas de frutos da terra cearense, verduras livres de agrotóxicos, cuidados pela dedicação das famílias agricultoras.

Para o vereador e Secretário do Sindicato dos Trabalhadores, José Patu, “a força maior neste momento difícil para Brasil, é a união das famílias que resistem no campo e que podem ser apoiadas por toda a gente que aprecia e compra os produtos”. Já a agricultora Liduina afirmou que em sua casa todos trabalham com a terra, na agricultura, mas que não participavam de Feiras.  “não é uma vida fácil, mas hoje sinto que é importante estar aqui para visibilizar os produtos e afirmar com orgulho a minha profissão de agricultora”, enfatizou.

 Entre cheiro verde, crochê e frutas estava dona Sebastiana, agricultora da comunidade de São Miguel, que com um sorriso no rosto reafirmou o orgulho de ser feirante e trabalhar com a terra: “tenho orgulho de participar da feira, ela me permite vender os produtos do meu quintal, produtos que eu como no meu dia a dia e que alimentam a cidade de Tamboril”.

A educação e a agricultura familiar

Para a pedagoga do Projeto Contexto: Educação, Gênero e Emancipação e agente Cáritas Viviane Brás, a educação tem relação direta com a agricultura. “Buscamos convivência com os nossos climas e incentivar as famílias dos alunos e alunas para que não abandonem o campo, o projeto Contexto parte do principio de respeitar a diversidade do povo para construir as nossas riquezas”.

A coordenadora da CDC, Erbênia de Sousa, também esteve presente na 5ª Feira da Agricultura Familiar de Tamboril a enfatizou a importância do evento não só para o mundo rural, mas para a sociedade como um todo. “É uma alegria participar desse momento celebrativo onde agricultoras e agricultores apresentam seus produtos, o pilar da agricultura familiar e mais que isso, mostra a união entre sociedade e governo”.

Por: Lorenza Strano