A construção de uma cultura de paz é um processo que soma muitos atores, poderes institucionais, a sociedade civil, as famílias, as escolas.  Nessa quarta-feira, em Novo Oriente, durante o II Encontro da Educação Emancipadora e Cultura da Paz se abriu um caminho para essa construção coletiva com o pacto entre a Vice-governadora do Estado Izolda Cela, escolas acompanhadas pelo Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação, que são 19 municípios das regiões do sertão de Crateús, Inhamuns, Canindé e Sertão Centralo Ministério Público do Estado do Ceará e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Esta aliança, que fortalece o compromisso com a cultura da paz foi firmada por meio de uma Carta de Intenções que celebra a implantação da mediação escolar em um caminho até uma educação emancipadora junto às ações do projeto Contexto que já acompanha os municípios com a proposta da educação contextualizada.

“O objetivo do Governo é qualificar o projeto educacional das criança e dos jovens e  que a escola se comprometa com o ensino de uma cultura de paz onde o diálogo seja a estratégia para a resolução pacífica dos conflitos e também expandir essa ideia para todo o território cearense, já começamos com 20 municípios e agora incrementamos com mais 19 municípios que participam do projeto Contexto” assim falou a Vice-governadora do Estado Izolda Cela.

Para a coordenadora pedagógica do Projeto Contexto pela Cáritas diocesana de Crateús, Ana Cecília dos Reis a educação contextualizada abraça a ideia de conhecer as realidades dos alunos  e das alunas e poder discutir essas realidades dentro do espaço escolar.“Falar de conflitos no ambiente escolar nos remete aos diversos contextos e isso é educação contextualizada. Ela é além do científico, ela é aquela provocação, aquela construção coletiva da paz. Então hoje acolhemos a proposta da SEDUC, da Vice-governadoria do Estado e do Ministério Público do Estado do Ceará dessas células de mediação de conflitos e celebramos essa abertura do governo até os municípios que já trabalham a educação contextualizada com o desafio de torná-la política pública” afirmou Cecília.

A Carta de Novo Oriente foi assinada por todas as entidades presentes, poderes públicos instituídos e organizações da sociedade civil e afirma o compromisso com a educação emancipadora e a cultura de paz para superar as desigualdades sociais.

Projeto Contexto

O Projeto Contexto nasceu de uma discussão que começou em agosto de 2015, em Tamboril, durante o I Seminário Territorial de Educação Emancipadora, onde foram lançadas as bases para a elaboração do projeto com o objetivo de propor uma nova política pública da educação no Ceará.

Com isso, o projeto contexto busca aproximar o ensino das escolas as realidades das famílias das comunidades rurais para uma educação que dialoga com a convivência com o semiárido, construindo o bem viver e fortalecendo as identidades dos alunos e das alunas assim como dos professores e das professoras.

Com um ano de execução o projeto celebra essa nova parceria que aproxima a ação da educação contextualizada a essa proposta do governo do estado que promove a mediação dos conflitos para reduzir a violência e difundir a cultura da paz e as práticas restaurativas.

Por: Comunicação Cdc