Foi realizada na ultima quinta-feira, dia 21 de julho de 2016, no auditório Dom Antonio Batista Fragoso, ao lado do Sindicato de Ipueiras-CE, a XII edição do Encontro Municipal da Juventude Rural  promovido pela secretária de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras  Familiares de Ipueiras em parceria com a Pastoral da Juventude Rural.

Neste momento tão importante para a juventude camponesa ipueirense, contamos com a colaboração dos companheiros Claudio Lima, De Assis e Eclisio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), Eraldo Paulino da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e Andreza Alcolumbre.  O encontro teve o tema “Juventude: Voz, Vez e Lugar” trazendo a partir dos assessores uma reflexão sobre a realidade onde estamos inseridos no nosso dia-a-dia.

Pela manhã, Eclisio da FETRAECE nos ajudou a ver algumas problemáticas que estamos vivenciando na conjuntura política do país e através de um trabalho de grupo, percebemos que precisamos nos apoderar e debater sobre a política que nos rodeia. No período da tarde, Eraldo Paulino da CDC trabalhou com as/os participantes o texto “OVELHAS E CABRITOS” de Rubem Alves, trazendo uma ponderação sobre quem somos hoje, qual o nosso papel e se somos ovelhas ou cabritos monteses.

À noite realizamos um momento cultural com brincadeiras tradicionais, com direito a premiação ao final e para animar dançamos muito forró.

Texto: Gilvan Santana.