No final da tarde da última terça (21/02), mais de 600 pessoas participaram da primeira assembleia de lançamento do Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social, realizada na quadra 01 do conjunto residencial beneficiado, Nova Caiçara, localizado no município de Sobral. Este projeto é desenvolvido nos empreendimentos habitacionais realizados pelo programa federal Minha Casa Minha Vida e financiado pelo Banco do Brasil nesta localidade, cuja implementação é de responsabilidade da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e a Agência de Desenvolvimento Local-Adel, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral.

O objetivo deste Projeto é fomentar o protagonismo das/os moradores, fortalecer a articulação entre elas/es e as parcerias locais, especialmente a Prefeitura e as agências locais do Banco do Brasil, e reaplicar duas Tecnologias Sociais para impulsionar a promoção do desenvolvimento social nos empreendimentos habitacionais do “Minha Casa Minha Vida, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana, promovidos pelo Banco do Brasil.

A primeira Tecnologia Social a ser reaplicada é a “Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”, desenvolvida pela Rede Internacional de Ação Comunitária (Interação) e baseada no Autorrecenseamento, uma metodologia de cadastro feito pelos próprios moradores, sendo o produto final a elaboração de um retrato real da condição de vida dentro do empreendimento acompanhado. A segunda Tecnologia Social será escolhida pelos próprios moradores entre quatro, que são: Criação de Bibliotecas Comunitárias; Gestão Comunitária de Residuos Orgánicos e Agricultura Urbana; Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano: Hortas Urbanas; Joias Sustentáveis.

DA REALIZAÇÃO

A CDC e a Adel serão as instituições locais responsáveis pela implementação do Projeto no Nova Caiçara. O planejamento e acompanhamento das atividades serão realizados pelo Grupo de Acompanhamento Local, constituido por representantes do Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Sobral, representantes da Associação de Moradores Nova Caiçara, da Cáritas de Crateús e da Adel.

Representantes da CDC, Adel, Interação e moradoras/es

NOVA CAIÇARA

O Residencial Nova Caiçara é um complexo de 3.364 apartamentos do Minha Casa Minha Vida, onde moram mais de 15.000 pessoas.

Por Viviana Pittalis, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Crateús.