Está sendo realizada nos dias 17 e 18/03, em Crateús, reunião de planejamento e preparação de parte da equipe que atuará no período de 2017 a 2021 no projeto “Caminhos da Resiliência: Ações políticas de pescadoras e pescadores artesanais dos Sertões dos Inhamuns e Crateús”, que será realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), em parceria com a Comissão Pastoral da Pesca (CPP) e a Comunitá Impegno Servizio Volontario (CISV), e financiado pela União Europeia.

Serão beneficiadas 2.600 pessoas de sete municípios dos territórios Crateús e Inhamuns, totalizando três colônias de pescadoras/es: Independência, Crateús, Nova Russas, Tauá, Catunda, Tamboril e Novo Oriente. Mulheres e homens de comunidades tradicionais pesqueiras que padece de invisibilidade perante a comunidade e o Poder Público e consequentemente vive constantemente sob risco de ter direitos negados, além do fato de que as mudanças climáticas, que têm provocado anos prolongados de estiagem, praticamente inviabilizem a pesca.

O projeto visa disponibilizar formação e fomentar o empoderamento dessas/es sujeitas/os através do incentivo à organização de base e do fortalecimento das associações, além de uma maior articulação entre as colônias locais e união com outras semelhantes em todo o Semiárido Brasileiro, potencializando a capacidade dessas trabalhadoras e desses trabalhadores para costurar unidade nacional em torno de pautas comuns, como conquista e garantia de políticas públicas e defesa do meio ambiente.