Até o dia 21 de julho Equador recebe a missão do Parlamento Europeu, integrada por Helmut Scholz e Lola Sánchez Caldentey do grupo político GUE/NGL (Esquerda Europeia e Esquerda Nórdica Verde). A missão tem o objetivo de comprovar os danos provocados pela empresa petroleira Chevron. Indígenas e colonos do Equador entraram com uma ação contra a petroleira por todos os danos causados no território.

Durante a visita a Equador a missão participará de atividades em Lago Agrio e na capital Quito. Todas as atividades estão relacionadas ao “Caso Texaco”, discussão do Tratado Vinculativo em Genebra e o informa da Comissão de Auditoria dos Tratados Bilaterais.

Nesta terça-feira, se realizará o “toxitour”, uma visita aos campos que foram operados por Texaco (agora Chevron) para constatar a contaminação e os impactos na região. Esta visita terá a presença dos membros e dirigentes da União de Afetados/as por Texaco (UDAPT). Ainda na terça-feira está programado um Fórum sobre “Derechos Humanos, Extractivismo y Corporaciones” (Direitos Humanos, Extrativismo e Corporações) onde participarão como painelistas os deputados europeus Helmut Scholz e Lola Sánchez Caldentey; Robinson Yumbo, delegado da UDAPT; Pablo Fajardo, advogado do Caso Texaco e um docente da Universidad Estatal Amazónica. 

Na quinta-feira, 20 de julho haverá um encontro com jornalistas na Universidade Andina Simón Bolívar para falar sobre o tema Tratado Vinculativo e Direitos Humanos. Neste dia também acontecerá a reunião dos delegados de organizações ambientais e de direitos humanos para discutir a visão sobre a situação do país nos tópicos apresentados.

Os deputados europeus chegam ao Equador para atender um convite dos afetados/as por Texaco, para constatar os danos provocados pela petroleira e o processo das denúncias contra a Chevron. O coordenador da UDAPT, William Lucitante, expressou sua satisfação com a sensibilidade dos dignitários europeus para a luta dos agricultores equatorianos e indígenas.

Conheça mais sobre o Caso Texaco no site: http://texacotoxico.net/

Facebook: Chevron Toxico Oficial