75 comunidades beneficiadas, 33 novas e novos agentes em campo, resultado: mais assessoria técnica para agricultoras e agricultores da região dos Inhamuns. Assim começou a 3ª fase do projeto Paulo Freire (PF) que vai atender os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. O PF é executado pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e financiado pelo Governo do Ceará e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

Esta semana os novos e as novas agentes da CDC realizaram mais de 30 encontros nas comunidades para apresentar o projeto e a proposta de trabalho da Cáritas Diocesana de Crateús. Ainda este mês a equipe começa os cadastramento das famílias para conhecer a realidade de cada um e cada uma. Com o cadastramento os e as agentes vão conhecer as necessidades de cada família e assim iniciar o trabalho de assessoria técnica contemplando cada realidade.

Para o presidente da Associação da Comunidade de Açudinho, José Pereira dos Santos o projeto Paulo Freire é uma iniciativa que ajuda a desenvolver a comunidade trazendo possibilidades de renda e formação. “Estamos muito satisfeitos com a chegada do projeto. O projeto vai ajudar no desenvolvimento de atividades dentro da comunidade, tem muitas famílias carentes na região que precisa do projeto. Acho que este é o caminho para que as comunidades possam desenvolver e melhorar sua condição de vida, melhorar a renda”, afirmou.

O presidente da Associação ainda disse que a presença da Cáritas na comunidade é o fechamento de uma parceria para o desenvolvimento da comunidade de Açudinho e arredores. “A Cáritas vindo a nossa comunidade vai nos ajudar, vai beneficiar nossa comunidade, uma parceria formada. Acredito que ela vai junto com a gente tentar o desenvolvimento da comunidade e das pessoas”.

O jovem José Jorge, da comunidade de Troncos, afirmou que está muito ansioso e esperançoso com o Projeto Paulo Freire. “ Estou muito ansioso com o projeto, com expectativas boas. Na comunidade da gente não tem projeto, não tem um meio de vida, de renda. Com o projeto a comunidade vai crescer, vai trazer produção e renda, encontrar um meio de trabalhar e sobreviver na comunidade”.

O Projeto Paulo Freire (PF)

O Projeto Paulo Freire tem o objetivo de contribuir para a redução da pobreza rural por meio do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável enfocando na geração de renda, no âmbito agrícola e não agrícola, e priorizando a atenção a jovens e mulheres. A Cáritas Diocesana de Crateús já executa a primeira fase do Projeto atendendo a 10 comunidades na região dos Inhamuns com assistência técnica e projetos de abastecimento de água. A Cáritas de Crateús tem agora 55 agentes no Projeto Paulo Freire, sendo a maior quantidade de pessoas atuando em defesa da vida que a entidade já teve nesses 12 anos de existência. O Projeto Paulo Freire beneficia 60 mil pessoas de 600 comunidades em 31 municípios cearenses.

Por: Anita Dias