Na última quarta-feira (26/11) foram realizadas culminâncias das temáticas “Semiárido” e “Contação de Histórias” nas escolas das comunidades Mundo Novo, Juazeiro e Palestina, no município de Independência. Esteve presente no evento com ampla participação da comunidade a assessoria pedagógica do projeto “Educação Contextualizada no Sertão do Ceará”, que é realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús e patrocinado pela Petrobras.
“Nessa segunda culminância realizada em 2014 a gente percebeu nitidamente a evolução de educandas, educandos e educadoras/es nesse processo. Percebemos claramente que o conteúdo foi muito bem desenvolvido e absolvido, e assim toda comunidade pode presenciar belas apresentações, com resgate da cultura e da história da comunidade, contação de histórias, poesias, teatro, comidas típicas, dança, etc.”, explicou Mirna Sousa, assessora pedagógica do projeto.
Mães e pais de estudantes ficaram impressionados principalmente com a reflexão através de dramatizações e outras ferramentas lúdicas a respeito da migração. Muitas e muitos lembraram de como no passado era muito mais forte a necessidade de ir embora, muitas vezes para se frustrarem em outras regiões, e hoje há mais possibilidades de desenvolvimento no campo com as tecnologias de convivência com o Semiárido, fazendo com que o Sertão seja cada vez mais um lugar bom de se viver.