Canoas, linhas, equipamentos de pesca para melhorar a condição da pesca e a vida dos pescadores e das pescadoras. Foi uma manhã de conquistas para o grupo de Tamboril, a associação dos pescadores e das pescadoras que foi reativada há pouco tempo com o incentivo do projeto, além de receber o material, conseguiu abrir um diálogo com os poderes públicos presentes.

“Antes existiam poucas associações, agora estou muito satisfeito de estar trabalhando junto às comunidades e as associações, estou aqui representando o Secretário da Agricultura e o Governador do Estado, quero anunciar que vamos começar fazer estatística da pesca, para nos aproximar a vocês porque não existem no Brasil dados desse tipo”, falou o Secretário da Pesca Antônio Nei Sousa.

O diálogo foi a base desse encontro onde encontraram espaços e vozes várias organizações presentes.

“Eu posso só agradecer e dizer a quem decia que as reuniões não serviam para nada, hoje digo com força que estavam errados, juntos chegamos aqui, através daquelas reuniões que muitos depreciavam afirmou o presidente da associação de pescadores e pescadoras de Tamboril, Francisco das Chagas.

Atrás dessas canoas estão refletidos três anos de projeto com muitos desafios e aprendizado. Para o coordenador do projeto, Adriano Leitão, a entrega desse equipamento é fruto de um processo mais amplo, o grupo sempre acreditou na proposta do projeto e fez esforços, essas conquistas são as consequência de um trabalho incansável, de uma parceria com a comunidade pesqueira que aumenta a participação na vida política a cada vez mais.

Além do prefeito Pedro Calisto que confirmou a doação de um terreno para a sede da associação, estava presente também o representante do Deputado Jeová Mota, o qual anunciou que vai ser destinada uma emenda parlamentar de 60000 reais para complementar a compra de equipamentos de pesca.

Após a entrega, foi o momento de celebrar a reforma do ponto de comercialização do peixe no galpão dos feirantes. Através do projeto foram entregue também balança comercial, balança para etiquetar e embaladoras para embalar os produtos para a venda, freezers, mesas e picador de carne.

Momentos de felicidade e de reflexão para um futuro no qual o empobrecimento é superado com políticas públicas que possam ser estimuladas pelas mesmas comunidades. A categoria da pesca em Tamboril está já pensando de influir na decisão relativa a merenda escolar para a introdução do peixe. Outro desafio vem na frente, eles e elas junto aos técnicos do projeto estão firme na participação e na incidência política como saída e alternativa as dificuldades.