Escolas de Ipaporanga recebem o primeiro sistema de bioágua do território Inhamus-Crateús

O município de Ipaporanga está implementando esta semana três sistemas de reuso de águas, “Bioágua”, sendo as primeiras escolas municipais do território Inhamus-Crateús a utilizarem a tecnologia para irrigação de hortas escolares. Serão contempladas: Escola Municipal Governador Waldemar de Alcântara, na sede; Escola Municipal Antônio Lopes Teixeira, na comunidade de Mulumgu; e Escola Municipal Santa Rita de Cássia, na comunidade de Água Branca.

A Escola Municipal Governador Waldemar de Alcântara é a primeira escola urbana a receber a tecnologia de reuso das aguas cinzas. Para o diretor, Eder Pessoa, a escola ficou feliz em receber o sistema e poder discutir a convivência com o Semiárido. “Além disso, a tecnologia vem ensinar a importância de saber conviver com o seminário e saber que estas tecnologias têm ajudado o nosso povo a permanecer no campo, na sua terra, com trabalho digno”. 

Para o técnico de campo da Cáritas Diocesana de Crateús, Edevaldo Melo Ribeiro, com a reutilização das águas cinza nas escolas (despejo de lavagens de louça, banho, etc.) os alunos vão ter uma merenda mais saudável e haverá uma otimização na gestão dos recursos hídricos. “A escola poderá economizar água no seu dia a dia. É uma ressignificação no uso da água além de possibilitar a produção de alimentos sem agrotóxico”.

O sistema Bioágua

O sistema de bioágua, de reutilização das águas cinzas, é uma alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental nos quintais das famílias agricultoras e das escolas da região semiárida brasileira. O Bioágua é uma tecnologia que torna a água da lavagem de roupa e louça e do banho pronta para uso na irrigação de fruteiras e hortaliças. Estima-se que a água cinza corresponda de 50% a 80% do volume que seria desprezado para o esgoto residencial nos espaços urbanos.

Educação Contextualizada

Os sistemas estão sendo implantados pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), em parceria com o Instituto Bem Viver (IBV) e com financiamento da Fundação Banco de Brasil. As escolas contempladas são beneficiadas do projeto Contexto: Gênero, Educação e Emancipação, realizado pela We World, em parceria com a CDC, Esplar, Acace, Instituto Maria da Penha, EFA Dom Fragoso e Pastoral do Menor, com co-financiamento da União Europeia, que leva a proposta de Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido a 20 municípios do Ceará.

Por Anita Dias
Com informações de Edevaldo Melo