Na noite de ontem (08/12), na inauguração da nova sede, por ocasião da avaliação anual da Cáritas Regional do Ceará, foi celebrada a entrega dos prêmios Solidariedade Transforma e Odair Firmino de Solidariedade. O Solidariedade Transforma é um prêmio estadual celebrado na sua primeira edição para premiar organizações, movimentos, pastorais, instituições, coletivos, grupos e pessoas em cada uma das dioceses onde a Cáritas atua, estimulando a cultura da solidariedade através de experiências que defendam e promovam os direitos humanos no Ceará. Pela Cáritas Diocesana de Crateús, a Agente Cáritas Estevania Ferreira premiou a Associação Amigos de Jesus pelo trabalho realizado em prol das pessoas em situação de exclusão social, atendendo especialmente pessoas em cárcere privado e com deficiência. O Odair Firmino de Solidariedade é um prêmio nacional da Cáritas Brasileira, em edição especial no 2016 pelos 60 anos da instituição. A Diocese de Crateús foi congratulada com esse prêmio pela dimensão profética no trabalho de valorização e reafirmação da Teologia da Libertação, desde Dom Fragoso, e pela presença de pastores, religiosos, leigos e leigas assumindo o compromisso de ser igreja libertadora. O prêmio foi entrego pelo Presidente do Conselho Consultivo da Cáritas Regional Ceará, Adriano Leitão. As outras instituições congratuladas com o mesmo prêmio pelo Estado do Ceará são o Centro de Defesa de Direitos Humanos Antônio Conselheiro, de Senador Pompeu, e Maria Amélia Leite, á qual foi dedicado o auditório da da sede da Cáritas Regional do Ceará.

Texto e fotos de Viviana Pittalis.