A relação entre as comunidades e grupos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Crateús e o IFCE – Campus Crateús ganhou mais um importante episódio na manhã de hoje, 16/11. A socióloga, militante feminista e educadora do instituto, Jenniffer Dantas, visitou a sede de Tauá da Cáritas, com intuito de aproximar a extensão do curso técnico em agropecuária, além de outros cursos, da realidade experienciada entre agentes Cáritas e lideranças comunitárias da cidade e do campo.
“Os nossos alunos não têm muito contato com a pedagogia de Paulo Freire, nem com a realidade que nos cerca. A intenção é fazer com que esses alunos fiquem mais próximos do cotidiano das comunidades, especialmente das quilombolas, indígenas e assentamentos”, argumentou a professora. Segundo ela, desde que foi empossada no cargo, a Cáritas foi uma das entidades apontadas como uma referência no trabalho humanizado com as comunidades. “Eu e outros professores estamos articulando um projeto de extensão que de fato entre em contato com a população”, pontuou.
Jenniffer foi acolhida em Tauá pela equipe do projeto Paulo Freire, que desenvolve diversas ações para emancipação e desenvolvimento sustentável de famílias camponesas, especificamente em cinco municípios da região dos Inhamuns: Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis e Parambu. A pedagoga do lote 03 do projeto, Mirna Sousa, reconheceu a importância da atitude da professora ao recordar da própria história. “Foi graças à professora Lia (titular da Faculdade de Educação de Crateús), e todo o despertar que ela nos causou que hoje eu estou aqui, trabalhando num projeto como esse. Atitudes como essa transformam a vida dos estudantes”, comentou.
“Você veio ao lugar certo buscar essa parceria. Nós da Cáritas, além do IFCE, trabalhamos em parceria com as escolas profissionalizantes. Muitos professores nos procuram com intuito de dar mais praticidade ao ensino, e ficamos felizes em poder contribuir”, comentou Keila Veríssimo, coordenadora do projeto.
UMA PARCERIA QUE SÓ CRESCE
O IFCE-Campus Crateús já é parceiro da Cáritas em diversas ações, dentre elas a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária e no curso de especialização que já está nas últimas etapas de tramitação para entrar em funcionamento, de educação do campo.