Parte da equipe técnica do projeto Contexto: Educação, Gênero e Emancipação se reuniu na manhã de hoje para apresentações, trocas de experiências e planejamentos sobre processo de formação da proposta de Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido, método que já revolucionou as escolas públicas de Tamboril, Ipaporanga, Nova Russas e Quiterianópolis e que agora chegará a cerca de 10% dos municípios cearenses, atingindo 20 cidades. Além das citadas, serão contempladas Poranga, Ararendá, Ipueiras e Novo Oriente do sertão de Crateús e Tauá do Sertão de Crateús, Quixeramobim, Mombaça, Deputado Irapuã Pinheiro, Milhã, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Solonópole e Pedra Branca do Sertão Central.

“A gente vai ter que estudar bastante esses municípios, para que a gente tenha condições de incentivar educadoras e educadores a se tornarem também pesquisadores da própria realidade”, pontuou irmã Erbenia Sousa, coordenadora da Cáritas Diocesana de Crateús. Rosângelo Marcelino, coordenador do projeto, falou do desafio que será a abrangência geográfica do projeto, “mas também é encantador, porque a gente pode estar semeando a experiência exitosa dos municípios da região de Crateús e Inhamuns a outras localidades. A expectativa é muito positiva, de poder estar construindo um caminho de chegada a esses municípios, e construir uma proposta de educação pública libertadora”, argumentou.

Rosângelo Falando das parcerias do projeto Conexto

O PROJETO

O projeto Contexto é uma co-realização da We World, Cáritas Diocesana de Crateús, Pastoral do Menor Regional Nordeste 1, Esplar, Instituto Maria da Penha, ACACE, EFA Dom Fragoso e financiado pela We World.