Oficina ensina agricultores familiares a fazerem uso de inseticidas e fungicidas não agridem o ambiente

Maria do Rosário, de Caicó (RN), faz parte de um coletivo de mulheres na que produz artesanatos, ela ressalta a que participar na Oficina foi um aprendizado, pois ajudou na conscientização da sustentabilidade e cuidar do ambiente, sem poluir usando produtos químicos. “É uma aventura de conhecimentos e informações, e não guardar tudo isso só para mim, mas levar para minhas colegas do Fórum de Mulheres lá em minha cidade. Essas oficina me ajudou no compromisso de cada vez mais preservar o ambiente onde vivemos”, disse.

O facilitar da Oficina, Manoel Emiliano, ressalta que as receitas que passou os grupo participante é um resgatar de produções “agroecológicas, práticas que eram usadas por nossos avós, nossos ancestrais, os indígenas, mas que com o surgimento da agricultura moderna tudo isso foi deixado para trás. Nós acabamos hoje não respeitando o ciclo natural da da natureza”, lembro Emiliano.

Ele lembra que é possível a produção de hortaliças a partir da adubação orgânica com o uso de inseticidas e fungicidas naturais. “Os insumos são encontrados nos quintais, como a pimenta, o alho, a calda bordolesa não que agridem o ambiente e não contaminam nossas produções agroecológicas”.

Por: Osnilda Lima

Fotos: Osnilda Lima