Na quinta-feira, 27 de julho, foi realizada a 2ª Assembleia do Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social – MUTS, no conjunto residencial Nova Caiçara, localizado no município de Sobral. O Projeto, implementado pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e a Agência de Desenvolvimento Local – Adel, tem como objetivo a reaplicação de duas tecnologias sociais como instrumento de promoção do desenvolvimento social em 124 empreendimentos habitacionais do Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU. O PNHU é promovido pelo Banco do Brasil e atinge cerca de 330 mil pessoas em 22 estados do Brasil.

Durante a 2ª Assembleia foram apresentados os resultados da reaplicação da primeira tecnologia social, “Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”, desenvolvida pela Rede Internacional de Ação Comunitária (Interação). Essa tecnologia é baseada no autorrecenseamento, um censo realizado pelos próprios moradores com o objetivo de levantar dados e informações sobre o perfil da comunidade e percepções dos moradores.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos moradores do Residencial Nova Caiçara são mulheres, crianças e jovens. A cada 10 moradores um está desempregado, sendo que 68% da população não tem fonte de renda. Os estudantes representam cerca do 40% dos habitantes. O levantamento aponta que para a maioria é importante ter casa própria e uma vizinhança tranquila. Porém, a falta de segurança, a limpeza das áreas comuns e a falta de serviços públicos como posto de saúde, creche, delegacia, área de lazer, biblioteca e correios, são os maiores problemas das moradias.

Além da devolutiva do censo, durante a Assembleia foi anunciada a 2ª tecnologia social escolhida através da consulta dos moradores. O Orgulho Tropical 1, acompanhado pela Cáritas Diocesana de Crateús, irá ser beneficiado pela Tecnologia Joias Sustentáveis. O Orgulho Tropical 2, acompanhado pela Agência de Desenvolvimento Local – Adel, escolheu a Tecnologia Bibliotecas Comunitárias. A assembleia terminou com muita alegria e sorteio de vários brindes.

Informações e fotos: Viviana Pittalis