Caritas Diocesana de Crateús

A Caritas Diocesana de Crateús (CDC), fundada em 04/05/2005, atua em comunhão com a Cáritas Brasileira. Inspirada no Evangelho de Jesus, temos como missão a promoção do Bem Viver e a redução da pobreza das pessoas que vivem na Mesorregião dos Sertões Cearenses com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, por meio de formação integral, assessoria técnica, educação contextualizada para convivência com o Semiárido, implementação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido e geração de trabalho e renda.
No desenvolvimento de suas finalidades, a Cáritas de Crateús nunca fez jamais fará qualquer discriminação de nacionalidade, raça, cor, gênero, geração, credo religioso ou político. Para isso, participa na luta cotidiana para superação de relações opressoras de todas as espécies. Foi assim, ao longo de 18 anos, que já atendemos em mais de 30 municípios cearenses, muitos deles para além de nossa área diocesana, desenvolvendo projetos preferencialmente com as populações e comunidades mais invisibilizadas, como pescadoras e pescadores artesanais, camponeses, moradoras e moradores das periferias urbanas, comunidades quilombolas, indígenas, etc.
Dessa forma, hoje somos uma referência internacional em nosso trabalho de promoção a cidadania, considerando a liberdade, a autonomia e a emancipação das sujeitas e dos sujeitos, para que esta seja buscada de forma protagonista por elas/es próprias/os. Por isso somos procurados como parceiros por instituições públicas e privadas para fortalecer ou iniciar ações de solidariedade junto a pessoas e grupos na condição de vulnerabilidade social.
Entre as ações de maior destaque, está a Feira Regional da Agricultura Familiar, evento anual que reúne 350 empreendimentos, atraindo mais de 20 mil pessoas a cada edição, que conta com a colaboração de voluntárias e voluntários de todas as regiões do Brasil e hoje é uma das maiores referências nesse tipo de evento em todo Semiárido Brasileiro, pelo caráter colaborativo, que é construído à partir da base, por mais de 30 entidades governamentais e não governamentais, fazendo deste evento uma verdadeira ciranda de sustentabilidade, responsabilidade social e política, e de construção de uma outra economia possível, mais justa e solidária.
Nossa entidade é certificada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e SIATER e tem uma equipe técnica multidisciplinar com técnicos/as agrícolas, engenheiros agrônomos, pedagogos, assistentes sociais, teólogos, tecnóloga de alimentos, comunicadores populares, contadora, administradora. Esses profissionais possuem experiencia média de 15 anos de atuação.
Temos como parceiros: KZE/Misereor; Conferência Episcopal Italiana (CEI); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Petrobrás, We World; União Europeia; Consorcio de Trento; Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, Fundação Banco do Brasil (FBB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE).
A CDC recebeu o prêmio “Soluções inovadoras de desenvolvimento sustentável para o alcance dos ODS no Brasil” dado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

RELAÇÃO DAS ENTIDADES FILIADAS A CÁRITAS DIOCESANA DE CRATEÚS CRATEÚS

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

COLÔNIA DE PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DE NOVO ORIENTE – Z58