Representantes de sindicatos de servidores/as públicos, trabalhadores/as rurais, de secretarias municipais de educação, educadoras/es militantes e agentes Cáritas que compõem o núcleo de Crateús da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) realizaram na manhã de hoje (03/12) a última reunião ordinária de 2014. O encontro foi marcado pela avaliação do ano que passou, apontamento de perspectivas para 2015 e confraternização entre as/os participantes.
No ano de 2014 foram apontados como avanços o envolvimento e a formação de educadoras e educadores nos cinco municípios onde o projeto “Educação Contextualizada no Sertão do Ceará” é realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús, com patrocínio da Petrobras: Ipaporanga, Independência, Nova Russas, Tamboril e Quiterianópolis. “Também vimos como positivo o envolvimento da Resab na resistência aos grandes projetos na região, especialmente a iminente instalação de uma mineradora em Ipaporanga”, informou Erdimária Macedo, assessora pedagógica da Cáritas.
O projeto também favoreceu intercâmbios, e o avanço no debate para que a proposta se torne política pública, com a aprovação de projetos de lei que a educação contextualizada e a educação no campo em Nova Russas e Tamboril. Como desafios para 2015, foi discutido principalmente formas de fazerem retornar à ciranda da Resab entidades que antes participavam regularmente, como o MST, a Fetraece e outros sindicatos de trabalhadores/as rurais, para além do de Nova Russas, que vem participando efetivamente.