O grupo regional dos Inhamuns/ Crateús da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) realizou na manhã de hoje (04/11) mais uma reunião mensal com educadoras/es, militantes da Educação Popular, agentes Cáritas e gestoras/es públicos. O encontro ordinário é parte integrante da experiência exitosa no território, que hoje experiencia a Educação contextualizada para Convivência com o Semiárido em pelo menos cinco municípios: Tamboril, Quiterianópolis, Independência, Nova Russas e Ipaporanga, além de Monsenhor Tabosa, que é beneficiado com o projeto Cisterna nas Escolas, por isso também recebe formação desse modo de educar.

“Como de praxe, nós partilhamos o andamento do processo da Educação Contextualizada nos municípios e socializamos agendas e mobilizações que dialogam com os princípios dessa maneira de educar que defendemos”, partilhou Gilson Araújo, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação de Tamboril e também militante da Educação Popular. Segundo ele, uma das pautas discutidas foi a “Mobilização Mundial pelo Clima”, cuja marcha estadual será realizada dia 29 do corrente mês, em Fortaleza. “Ficamos de contribuir na mobilização pra levarmos um grande número de pessoas da região de Crateús, uma das mais afetadas com as mudanças climáticas em todo Semiárido Brasileiro”, pontuou.

Outro ponto destacado da reunião foi a necessidade de divulgar o processo seletivo aberto da Escola Família Agrícola Dom Fragoso, que ainda está com inscrições abaixo do esperado. Foi acordado no coletivo, segundo Gilson, um maior comprometimento na divulgação das inscrições nas comunidades e escolas onde os presentes tiverem acesso, nos vários municípios da região.