Para honrar o nome de um dos maiores educadores do mundo, o Projeto Paulo Freire já está dando condições para centenas de famílias na região dos Inhamuns conquistarem de forma soberana e autônoma uma vida melhor. A meta é, até 2018, capacitar e empoderar 500 famílias na perspectiva de um desenvolvimento local sustentável. Os municípios beneficiados são Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. O projeto disponibiliza assessoria técnica e apoio a projetos produtivos sustentáveis, numa realização da Cáritas Diocesana de Crateús, com financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

“Nós já estamos atuando na região desde o segundo semestre do ano passado. Além do cadastro das famílias, nós realizamos nas comunidades beneficiadas o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) e o Plano de Desenvolvimento (PD), e em algumas já estamos na etapa do Plano de Negócio (PN), que é o nosso próximo passo no cronograma”, explicou Valdênia Delmondes, agente Cáritas e coordenadora do projeto. Segundo ela, esta primeira fase visa descobrir, coletiva e democraticamente, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada localidade.

Ou seja, como defendia Freire, um projeto de educação popular e tão pouco os/as educadores/as envolvidas/os no processo podem se apresentar como “prontos e acabados”. Ao contrário, o desenvolvimento das ações em cada local dependerá do que cada comunidade vai sonhar durante o Plano de Desenvolvimento, sem tirar o pé do chão da realidade concreta que foi estudado durante o DRP. Essa dinamicidade garantirá autonomia para “ao fim da execução do projeto, as famílias consigam voar com as próprias asas”, conclui Valdênia.

Abaixo você pode ver as imagens de algumas ações realizadas nas comunidades beneficiadas.