Na tarde dessa quarta-feira (26/07) foi realizada uma assembleia comunitária no Acampamento Urbano Carlos Leite de Araújo, localizado atrás do loteamento Mãe Rainha, no bairro Morada Nova em Crateús. O encontro ocorreu após as violências e agressões que os acampados sofreram durante a madrugada do mesmo dia, por um grupo de cerca 30 homens fortemente armados. A agressão foi brutal, as barracas, alimentação, bicicletas e celulares foram queimados e gestantes e jovens foram espancados.

A assembleia, organizada pela Frente Social Cristã e pelos moradores do acampamento, contou com a participação da Cáritas Diocesana de Crateús, Paróquia Senhor do Bonfim com a presença das irmãs Cristiane e Onete, Círculo Margem Esquerda, Sindicato dos Professores e Professoras, OAB – Comissão de Dereitos Humanos, FEC – Federação das Entidades Comunitárias, Levante Popular, o Bispo da Diocese Dom Ailton Menegussi, cidadãos de Crateús, entre outros.

Os participantes e as participantes demonstram indignação pelo acontecido e afirmaram que a agressão não fere só aos acampados, mas também a toda população de Crateús. Para a Cáritas Diocesana de Crateús a moradia é um direito básico de todas e todos e não será o medo à violência que irá interromper a continuidade dessa luta. O Padre Maurício Cremaschi, que está em Juazeiro do Norte enviou nota se solidarizando com o acontecido. “Solidariedade da CPT às famílias vítimas da violência e da prevaricação da especulação imobiliária”, afirmou o Padre Maurício.

Durante toda a quarta-feira muitas organizações e a sociedade civil demonstraram solidariedade ao acampamento. Foram numerosas as doações de comida, ropa e material de limpeza. Além disso, foi disponibilizado material para a reconstrução das barracas do acampamento como telhas e lonas.

A assembleia concluiu com um convite para todos e todas participarem nesta quinta-feira (27/07) a um mutirão de reconstrução do acampamento, para garantir a continuidade da ação de resistência para o direito a moradia.

Informações: Marta Versaci

Fotos: Bruna Mabel