Das milhares mãos que plantam sementes de esperança, vozes que engrossam o coro da resistência em diversos grupos e comunidades acompanhadas pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), várias delas participaram da 13ª Assembleia Anual da entidade, realizada no dia 27/10, em Crateús, com tema “Pastoralidade e Transformação Social”. Na oportunidade, houve eleição da nova diretoria, que será novamente presidida por padre Géu, reassumindo formalmente o apoio que, na prática, é perene desde o início desta etapa de caminhada de Cáritas na Diocese de Crateús.

O tema da assembleia da CDC está em sintonia com o V Congresso da Cáritas Brasileira, que de 9 a 13 de novembro deste ano, em Aparecida, celebrará 60 anos de fundação. “Estar no caminho é muito maior do que estar na igreja. Estar no caminho quer dizer viver o projeto de construção de vida plena”, provocou padre Géu, durante facilitação da reflexão sobre pastoralidade. Segundo ele, tirar as pessoas excluídas da margem e coloca-las no centro do caminhar é seguir fazendo o milagre da libertação do qual testemunhou Jesus.

Aurineide Lima dando testemunho

Em seguida, algumas lideranças de comunidades e grupos acompanhados deram testemunho da ação da Cáritas. Para Aurineide Lima, membro da Secretaria de Educação do município de Ipaporanga, a presença da CDC foi fundamental para a vivência da Educação Contextualizada, que impulsionou a luta contra a instalação de uma mineradora de ferro na cidade. Ela também citou a conquista do mapeamento de mais de 60 olhos d’água, bem como tomada de consciência da necessidade de um crescimento econômico plenamente sustentável.

“Antes da Cáritas intervir, era como se a nossa comunidade não existisse. Essa intervenção provocou a gente demais. A gente foi se achando, foi se encontrando, realizando mesas de negociação, escolas de cidadania, e eu jamais fui a mesma depois desse contato”, relatou Rita Ferreira, liderança do bairro Sagrado Coração de Jesus, em Nova Russas. Nesta mesma sintonia, Patrícia Amorim, secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Ceará, reconheceu a importância da Cáritas de Crateús para a rede. “A gente bebe muito da fonte de Crateús, por tudo que fez esta Diocese, e por tudo que esta Cáritas realiza, graças à boa gestão dos recursos”, concluiu.

NOVA DIERETORIA

A nova diretoria é composta por:

Presidente: padre Jefferson Carneiro (pe Géu);

Vice-presidente: Ir. Elza Fernandes

Secretário: pe. Helton Rodrigues

Tesoureira: ir. Cristiane Schvaab

Conselho Fiscal: Rita Ferreira, Antonieta de Sousa, João Roginaldo, Israel Matias, José da Luz (Zé Chico) e José Wellington (Leleto).

Foi feito agradecimento a membros da diretoria que se despediram nesta assembleia: padre Antonio José, Gilson Araújo, Francisca Soares Bezerra (Fransquinha), Maria Eulália, Giovani Pinto e Raimundo Filho, pelos serviços prestados durante os dois anos de mandato.