A XIII Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária dos Territórios Inhamuns e Crateús iniciou oficialmente na manhã de ontem (22/03), na Assembleia Geral em preparação da mesma. No dia Mundial da Água, o inverno que este ano tem trazido mais esperanças às/ao produtoras/es, é um dos fatores que fez com que os prognósticos para o maior evento da região crescer ainda mais em 2017. Nos dias 01 e 02/06,a Feira deve ter a participação mais ativa de pescadoras/es artesanais, e contará com uma Coordenação Geral (CG) coerente com a dimensão que hoje esta possui, ou seja, até ano passado Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) Regional Crateús e Prefeitura Municipal de Crateús compunham a CG, agora somarão com estas entidades o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Crateús e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

“Assim, já que a nossa Feira agora tem uma extensão nacional, teremos o IFCE, sendo essa representação federal, a Ematerce estadual, a Fetraece, representando a categoria de trabalhadoras e trabalhadores, a Prefeitura de Crateús, por ser o município que acolhe o evento, e a Cáritas, representando a igreja, as ONGs e entidades da sociedade civil”, explicou ir. Erbenia Sousa, coordenadora da CDC. Mais de 190 empreendimentos já foram confirmados na assembleia, e até abril serão realizadas 20 assembleias municipais, onde o número de empreendimentos, só do território, deve ampliar, sem contar a participação certa de outros municípios do Ceará e advindos de outros estados. Essas assembleias também servirão para definir quais oficinas temáticas serão trabalhadas, e como a Feira pode melhorar, a partir da opinião das bases, honrando a característica de construção coletiva que sempre deram o tom dessa atividade.