Na tarde da última quarta-feira (11/02) foi realizada visita de acompanhamento no assentamento Xavier, município de Crateús, a mais uma implementação do projeto “Semando Bem Viver no Sertão de Crateús, realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e financiado pela We World. No local, quatro famílias serão beneficiadas com quintal produtivo, para o qual foi construído um ecociclo* e será finalizado um viveiro de mudas, ambas denominadas tecnologias de convivência com o Semiárido.

A visita foi feita pelo agente Cáritas Edevaldo Melo e José Marques, colaborador da We World, responsável por acompanhar a execução deste projeto. “Nós já vamos começar a implementar o quintal, mas se não chover dificilmente conseguiremos um ótimo resultado”, explicou o senhor Francisco Lima Teixeira, presidente da associação dos assentados e das assentadas e uma membro de uma das famílias beneficiadas. Ele explicou que estão no limite o açude e o cacimbão que abastecem sobretudo as criações de caprinos, ovinos e bovinos – maior fonte de renda do assentamento -, depois de três anos com pouca chuva. Em 14 anos se existência, este será o primeiro quintal produtivo do assentamento.

Com o ecociclo pronto para ser ligado ao sistema de irrigação e o viveiro de mudas prestes a ser construído , resta esperar que as chuvas no ano de 2015 sejam ao menos suficientes para manter por mais tempo os dois reservatórios disponíveis. “Quando eu posso voltar aqui e comer de uma fruta plantada por vocês?”, provocou José. Seu Francisco respondeu que se as chuvas forem suficientes dentro de no máximo um ano já será possível colher as primeiras melancias, tempo suficiente para que a produção de hortaliças ser uma fonte de renda consolidada para aquelas quatro famílias contempladas.

WE WORLD

We World era conhecida no Brasil como Intervita. O projeto “Semeando Bem Viver no Sertão de Crateús” também é realizado em Tamboril, Quiterianópolis, Ipaporanga, além de Crateús. Os processos de construção de tecnologias de convivência com o Semiárido e unidades produtivas para fomentar a consolidação de quintais produtivos estão em fase conclusiva, e ainda no primeiro trimestre de 2015 a maioria das 56 famílias beneficiadas do projeto já estarão usufruindo dos beneficiamentos ou dando início aos seus respectivos quintais produtivos. O projeto também está beneficiando duas escolas da rede municipal em Tamboril e uma em Ipaporanga.