Durante todo o dia de ontem (19/02), a Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) inaugurou o “Bazar Solidário”, cujo objetivo é fazer circular atitudes solidárias, numa ciranda de partilhas de muitos modos: da doação de roupas, de serviços, de saberes, de afeto, etc. De terça a sexta, em horário comercial, estarão disponíveis a preços populares roupas e calçados novos e seminovos, que por sua vez são fruto de generosas doações. O recurso arrecadado possibilitará intervenções para combater desigualdades e possibilitar geração de renda especialmente para mulheres e jovens em situação de risco.

Neste mesmo prédio também serão realizadas permanentemente oficinas e cursos para mulheres e jovens, bem como terapia comunitária e rodas de conversa. Tudo isso para fazer do local uma referência para pessoas de boa vontade que queiram compartilhar seu dom, ou bens materiais. Ou seja, se você é conhecedor de algum tipo de habilidade que pode ajudar pessoas a superar uma realidade de exclusão, agora sabe que ali pode dar sua contribuição. E mesmo as pessoas que são mais tímidas para isso, ou que não têm disponibilidade para partilhas do tipo, só ao adquirir uma peça de roupa do bazar você, além de obter um produto com excelente custo-benefício, também pode se sentir parte dessa rede solidária.

PARA ALÉM DO ASSISTENCIALISMO

A CDC tem como princípio contribuir para que as pessoas excluídas sejam sujeitas e sujeitos da sua própria história. Nesse sentido, as ações de solidariedade da Cáritas junto à população mais carente vai além da assistência pela assistência. Não negamos a necessidade gritante que algumas pessoas têm de, numa dada situação, receber ajudas pontuais, seja para melhorar a renda, seja até mesmo para não morrer de fome. Mas a tarefa profética que nos move é inspirada no projeto de Jesus Cristo, que veio para que todas/os tenham vida, e vida em abundância (Jo 10,10). Cabe a nós denunciar todo e qualquer gesto que ameace ou agrida a vida, e anunciar boas novas, como orientar as comunidades a exigir direitos junto ao Poder público. Portanto, muito além de receber uma ajuda, nós trabalhamos para que a/o beneficiária/o entenda quais são as razões para se encontrar nesta condição, e como é possível, coletivamente, lutar para superar tais desafios.

Ou seja, este espaço que chamamos “Bazar Solidário” faz parte do modo de ser da Cáritas de Crateús, que há quase 12 anos ajuda comunidades a lutarem para conquistar, de forma autônoma, condições dignas de bem viver. Denunciamos radicalmente toda e qualquer pessoa ou organização que explore a condição vulnerável das pessoas em troca de bens, votos, status, ou algo do tipo. Até mesmo por isso, muito nos orgulha anunciar que o “Bazar Solidário” é integralmente construído por voluntárias e voluntários, pessoas que não têm outro lucro por esse trabalho a não ser a alegria da partilha gratuita. Tal Bazar é para nós, irmãs e irmãos de todas as cores, de todos os gêneros, de todas as etnias, um lugar de todas e  todos nós. Venham!

Endereço: Rua dr. Coriolano, nº 82. Centro de Crateús, próximo à igreja Matriz.

Telefones para maiores informações: (88) 36912469/ 9 99911500