Ocorreu hoje pela manhã (13/11), no teatro Regina Pacis, em Crateús-CE, Audiência Pública Pública para debater unidades de conservação do trecho cearense do Rio Poty. A atividade da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará foi requerida pelo deputado Roberto Mesquita, do Partido Verde, e presidida pelo deputado Audic Mota, do PMDB. Participaram representações de prefeituras, legisladores e de diversas organizações da sociedade civil da região, a exemplo da Cáritas Diocesana de Crateús. Para evitar que nascentes, verdadeiros paraísos naturais e sítios arqueológicos virem literalmente coisas do passado, foram propostas diversas medidas protetivas que gerem desenvolvimento sustentável e preservem o único rio federal cearense.

Segundo o professor Benedito Rubens, do Instituto CO² Zero, que estuda o rio há 15 anos e é considerado o maior estudioso vivo do Poty, foi providencial realizar esta audiência em solo crateuense, pois, segundo ele, dos 24 municípios por onde o rio passa, é em Crateús onde ele tem um impacto mais significativo para a população local. Benedito defendeu que, caso a barragem de Castelo-PI venha a ser construída, um dos trechos mais bonitos do Cânion do Rio Poty pode desaparecer, além do maior sítio de gravuras rupestres do mundo, registradas pelos povos originários nas margens do rio, localizado nesse trecho. “Como são pelo menos 550 km de extensão de rio, que corta dois estados, é impossível propor apenas uma área de conservação. Por isso defendemos a criação de várias unidades de conservação ao longo dele, nas duas unidades federativas, para protegê-lo e também para gerar renda através do turismo ecológico para as comunidades”, argumentou.

O rio Poty passa por entre a Serra da Ibiapaba, que está localizada entre os estados cearense e piauiense, proporcionando uma das maiores belezas naturais do Semiárido Brasileiro, o “Cânion do Poty”. Nasce em Quiterianópolis e vai gerando vida e sofrendo com a ação predatória da humanidade até a fós, em Teresina-PI, onde desagua no rio Parnaíba. Parte de toda essa riqueza natural e da tradição dos povos que construíram suas histórias às margens dele estão sintetizadas em uma exposição itinerante, que até este fim de semana estarão em exibição na Casa de Cultura de Crateús, localizada próximo ao teatro, na praça Gentil Cardoso. Esta audiência é parte da estratégia das organizações da sociedade civil, com destaque para a Comissão de Meio Ambiente da OAB-Ceará, que mobiliza entes públicos e privados para construir um mosaico de unidades de conservação que protejam essa riqueza natural do crescimento predatório e desenfreado do capitalismo vivido no Brasil e no mundo, que põe o lucro acima da vida.