Na tarde de ontem (17/04), estudantes dos cursos técnico em agropecuária e graduação em zootecnia do Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Crateús visitaram a sede da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e participaram de uma roda de conversas com agentes Cáritas com ações realizadas pela entidade, especialmente na área de agroecologia, convivência com o Semiárido e comercialização solidária. “Nossos técnicos de campo são orientados a não fazer a famosa visita de Coelce, ou seja, não vão às comunidades só cumprir um trabalho meramente técnico ou burocrático, e sim para ver a realidade, ouvir o que as pessoas têm a dizer e ajudar as pessoas a intervir na realidade de maneira autônoma”, explicou Adriano Leitão, coordenador da CDC. Segundo ele, desde localidades onde foram implementadas tecnologia de convivência com o Semiárido a lugares onde foi feita assistência técnica rural, em geral é mantida uma boa relação com as/os moradoras/es mesmo após o término dos respectivos projetos, sintoma de uma relação fraternal, de um serviço encarada pela organização como uma ação missionária acima de tudo.