De 12 a 14 de abril a Cáritas Diocesana de Crateús recebeu a capacitação em instalação de sistemas de geração de energia solar. A formação teve o objetivo de preparar os participantes e as participantes na instalação do sistema, além do comissionamento e manutenção periódica. A parte prática da capacitação foi realizada na CDC e na comunidade São João Crateús. A atividade foi uma realização da Cáritas Diocesana de Crateús e do IBV, Instituto Bem Viver no âmbito do projeto “Quintais produtivos mantidos pelo sistema bioágua familiar” que conta com a parceria da Secretaria de Agricultura de Crateús e da Secretária de Educação de Novo Oriente.

Estiverem presentes na capacitação: beneficiários do projeto de Quintais produtivos, agentes Cáritas e do IBV, representantes da secretaria de agricultura de Crateús, IFCE, Instituto Federal do Ceará, Associação Caatinga, EFA Dom Fragoso e outros companheiros que iniciam sua trajetória profissional na área das energias renováveis.

No final da capacitação, os participantes e as participantes fizeram uma avaliação positiva reafirmando a importância do sistema de geração de energia solar. Além disso, afirmaram que reforçar e criar uma perspectiva real de ampliação do trabalho no âmbito das energias renováveis traz um novo potencial e fazer com que essa tecnologia possa chegar ao público que estamos acompanhando que são as famílias camponesas agricultoras.

O Projeto de Quintais produtivos:

O Projeto “Quintais Produtivos Mantidos pelo Sistema Bioágua Familiar” tem a gestão e coordenação do IBV, Instituto Bem Viver e conta com apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, coordenado pelo ISNP, Instituto Sociedade População e Natureza e financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF) e pelo PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O projeto tem a parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús, Secretarias de Educação e Agricultura de Crateús e Secretaria de Educação de Novo Oriente.

Por: Francisco Mardones Sérvulo Bezerra e Comunicação CDC