Na última quinta-feira (09/06),representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) visitaram a comunidade Boqueirão, município de Arneiroz, para dialogarem com a comunidade os avanços e os desafios da realização do Projeto Paulo Freire, executado na região dos Inhamuns pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC). Em tom de bate-papo, a comunidade ficou à vontade para contar um pouco da história da organização e da conquista de direitos pela população organizada naquela localidade, bem como apresentou ideias que certamente irão contribuir para o aperfeiçoamento do projeto.

Entre os pontos apontados pela comunidade como desafios estão a quantidade de famílias que podem formar grupos produtivos, pois o número mínimo de 10 limitou a criação de alguns deles, e consequentemente a incorporação de mais famílias foi prejudicada. Outro limite posto é a gestão de recursos financeiros, que serão repassados diretamente às organizações comunitárias, pois a adaptação das lideranças para o uso da plataforma de gerenciamento utilizada pelo Governo do Estado, caso não absorvida a contento, pode gerar futuros prejuízos. “Nós ficamos satisfeitos em ser uma das comunidades contempladas pelo projeto, porque ele certamente veio a somar e vai render muitos frutos à comunidade”, apontou como um dos pontos positivos, Francisco Leite dos Reis, presidente da associação comunitária.

Pelo Fida participaram Hardt Vieira e Octavio Damiane, pela coordenação estadual do Paulo Freire participou Jocimar Ayres Carlos, assessor do componente produtivo, sustentável e ambiental, e Ítalo Regis, gerente de escritório do projeto na região, que aproveitarão os relatos colhidos em Boqueirão, e em outras regiões beneficiadas pelo projeto, para aprimorar a execução do mesmo. Também estiveram presentes toda a equipe técnica da CDC, Daniela Cavalcante, coordenadora, os técnicos de campo Mardones Servulo, Rafael Pinheiro, José Loiola  e Romério Cavalcante, além de Adriano Leitão, da coordenação diocesana da Cáritas.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A comunidade manifestou satisfação com a assistência técnica prestada de forma permanente às famílias beneficiadas pelo projeto. “Até hoje a gente tinha assistência da Ematerce, mas era uma visita por mês. Fora isso nunca tivemos um acompanhamento mais de perto”, declarou Flávio Paiva. Para além do acompanhamento sistemático, também foram desenvolvidos nos últimos meses processos formativos como oficinas de agroecologia, convivência com o Semiárido, associativismo e economia popular solidária, além do intercâmbio realizado na XII Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, na qual eles puderam participar de formação sobre acesso a crédito e comercializar produtos nos dias 02 e 03 de junho.

“Diante do que foi visto, a equipe técnica da Cáritas fica satisfeita com o andamento do projeto na comunidade, pois acreditamos que somos apenas um elo de todo esse processo, e que a força maior deste elo parte das famílias que estão presentes, atuantes e esperançosas que tudo dê certo”, pontuou Daniela.

Intervenção de Francisco Leite, presidente da associação comunitária

Assistência Técnica