A Diocese de Crateús realizou no último sábado (26/09) Seminário de Educação Política, com objetivo de favorecer aos fiéis um olhar para os acontecimentos atuais, construindo leitura da realidade à luz da fé. Coube ao padre Hermano Allegri, diretor da ADITAL, facilitar a primeira parte do debate, apresentando elementos das conjunturas política e econômica do mundo, da América Latina e do Brasil. Após o debate inicial, as e os participantes dividiram-se entre as três áreas que compõem o território desta igreja particular (Norte, Centro e Sul) e à partir das reflexões partilhadas pensaram em propostas de ação a nível paroquial, de área e também em âmbito diocesano.

Padre Ermano ajudou os presentes a refletir a profundidade da atual crise econômica, e a interligação dos fatos no Brasil com a realidade mundial. “Infelizmente alguns setores da sociedade preferem manipular os fatos para atacar o governo, não permitindo às pessoas fazerem uma leitura mais profunda da situação”, argumentou o padre. Entre os presentes, houve convergência de opiniões sobre o equívoco do governo em transferir a conta da crise para a classe trabalhadora do campo e da cidade e não para as reais culpados pela crise, que seriam as elites mundiais e locais. “Está na hora das pastorais e dos movimentos sociais perceberem que jamais deveríamos ter saído das ruas”, ponderou Paulo Giovani, membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab).

Entre os encaminhamentos do debate, ficou acordado entre as e os presentes a necessidade de promover mais espaços de reflexão sobre a atual conjuntura, e fazer com que esse debate chegue nas bases onde a única mensagem sobre tais fatos é propagada pela grande mídia, que em via de regra defende os interesses dos patrões. Dom Ailton Menegussi, bispo de Crateús, encerrou o encontro lendo oração feita por Dom Helder Câmara, lembrando aos e às fiéis o papel importante de se ter uma igreja profética em tempos de mudança  e na mudança dos tempos em que estamos vivendo.