Na última quinta-feira (01/10) foi eleita a primeira coordenação da Rede de Economia Popular Solidária da Região dos Inhamuns/ Crateús (Resic) durante Assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do município de Crateús. O objetivo da rede é promover, incentivar, subsidiar e difundir a prática da Economia Popular Solidária (Ecosol) no campo e na cidade do Território da Cidadania.

“Pretendemos melhorar nossa organização enquanto rede regional, garantir maior unidade e debater formas de captar recursos e garantir políticas públicas para a Ecosol”, argumentou Moizeis Santos, agente Cáritas. Segundo ele, uma das ações previstas no plano construído durante a assembleia é integrar e fortalecer a rede estadual e consequentemente a rede nacional.

“Nós criamos a Resic em 2014, e desde então permaneceu conduzindo o processo uma comissão provisória. À partir de agora pretendemos aumentar a participação e fazer com que a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que já é a maior do estado e uma das maiores do Semiárido, possa ser respaldada também por uma base sólida”, comentou Luiz Té, coordenador do Território da Cidadania.

Compõem a coordenação:

Pelas Entidades de Fomento: Moizeis Santos, pela Cáritas Diocesana de Crateús; Dita, da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece); Mardones Servulo, do Instituto Bem Viver e algum representante ainda a ser definido pelo IDEF;

Representando empreendimentos solidários: Carlos Bruno e Maria Selestina de Melo, pela Microrregião Centro; Giovane Carvalho pela Microrregião Norte I; José Francisco (Zé Chico) pela microrregião Norte II; e Francisca Mendes e Raimundo Oliveira pela Microrregião Sul;

Grupo de discussão do Plano Bienal da Resic