Foi realizada, na última sexta feira (11/09), Formação Modular em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (ECCS) para educadores e educadoras do município de Independência-CE. Esta atividade é parte integrante do processo de continuidade da proposta, apesar do encerramento do patrocínio da Petrobras. A ação também faz parte das atividades previstas do projeto Cisternas nas Escolas, uma realização da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) em parceria com a ASA e MDS.

”Vivemos condicionados a aprender apenas para ensinar os outros e esquecemos de aprender para nós mesmos”, comentou Andreia Ingrid, educadora da escola da comunidade Monte Sinais. Para ela, a formação humanizada oferecida pelos e pelas agentes Cáritas são fundamentais no processo de emancipação, motivação, e para vivenciar uma proposta de educação libertadora na escola onde ela atua.

Os assentamentos Juazeiro, Mundo Novo e Palestina, que já faziam parte do universo da ECCS, se comprometeram a dar continuidade à proposta, mesmo que a Secretaria Municipal de Educação de Independência não ofereça o apoio adequado. Ao mesmo tempo, a CDC se dispõe a continuar o acompanhamento pedagógico sistemático, seja através da continuidade do projeto Cisternas nas Escolas, ou através da parceria com a RESAB, que iniciará no ano que vem uma Escola de Formação para assessores e assessoras, que darão suporte pedagógico aos municípios.