Educação Contextualizada
Educação Contextualizada
O Projeto “PLATAFORMA EDUCAÇÃO MARCO ZERO: A questão do gênero e da Educação Emancipatória para uma política da Educação no Ceará” é um projeto de Educação Contextualizada que busca contribuir com processos de construção do bem viver a partir de uma proposta descolonizadora de educação pautada na afirmação identitária, no respeito à diversidade, na autonomia dos(as) sujeitos(as) envolvidos na educação e na sustentabilidade dos espaços educacionais existentes no sertão do Ceará. O projeto acompanha 126 escolas, 1.300 professores e professoras e 17.549 alunos e alunas.
A proposta se divide em três ações principais: Programa de formação para educadores e educadoras das escolas; visitas de acompanhamento pedagógico e realização de culminâncias. O Programa de Formação para Educadores refere-se a uma formação continuada baseada nos princípios e conceitos da educação emancipatória para professores e professoras tendo como fundamento maior a educação contextualizada para convivência com o semiárido. O objetivo é construir coletivamente metodologias pedagógicas apropriadas para a região semiárida, trabalhando com temáticas que envolvem o conhecimento sobre o semiárido brasileiro, suas potencialidades e desafios ambientais, sociais, culturais políticos e econômicos. As visitas de acompanhamento buscam orientar os/as professores/as a partir dos princípios metodológicos e pedagógicos da proposta, visando o redimensionamento e reconstrução dos processos formativos escolares em uma abordagem que tenha o ensino e aprendizagem de forma significativa. Já a realização das culminâncias consiste em um momento de apresentação para as famílias e comunidade das experiências e aprendizagens vivenciadas pelos alunos e alunas, professores e professoras e demais profissionais da educação, oportunizando a visibilidade do processo de aprendizagem pelo qual passaram no decorrer da temática estudada.
O projeto atua em 20 municípios na Mesorregião dos Sertões Cearenses: Ararendá, Boa Viagem, Crateús, Dep. Irapuan Pinheiro, Ipaporanga, Ipueiras, Madalena, Milhã, Mombaça, Nova Russas, Novo Oriente, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Tauá. “PLATAFORMA EDUCAÇÃO MARCO ZERO: A questão do gênero e da Educação Emancipatória para uma política da Educação no Ceará” é financiado pela We World e pela União Europeia.
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SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO “EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SERTÃO DO CEARÁ”

GESTOR DA PETROBRAS APROVA PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA REGIÃO DE CRATEÚS INSPIRA AGENTES CÁRITAS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

ANÁLISES DE CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA DURANTE INTERCÂMBIO REALIZADO NA CÁRITAS DE CRATEÚS
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