Gestor entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e Educadores na comunidade Grota Verde

O gestor de projetos socioambientais da área de Responsabilidade Social da Petrobras, Dilermando Tell, acompanhou pessoalmente e constatou a qualidade da execução do projeto “Educação Contextualizada no Sertão do Ceará”, realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) e patrocinado pela estatal. Ele conversou com os e as agentes Cáritas responsáveis pela implementação da proposta na tarde da última quarta-feira (29/04), e no dia seguinte (30/04) visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pereira de Castro, localizado na comunidade Grota Verde, município de Tamboril.

Há poucos meses do findar do projeto, Dilermando pôde partilhar que no início achou algumas metas muito difíceis de serem alcançadas, devido a ousadia do que se queria alcançar. “Quando eu li o projeto perguntei ao Adriano Leitão, [coordenador pela CDC] se não achavam que seria muito difícil conseguir trabalhar a formação e o acompanhamento de mais de trezentos professores”, comentou o gestor. No entanto, o número de educadoras e educadores alcançadas/os foi ainda maior do que o previsto de início. No total 423 professoras/es foram atendidas/os.

A proposta era potencializar uma ação que já vinha dando certo na região, especialmente em Tamboril, onde a Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido já é uma realidade desde 2007. O patrocínio da Petrobras fez com que não só o trabalho no município tamborilense e na cidade de Nova Russas (onde os processos eram apoiados pelo projeto Dom Helder Câmara) fosse fortalecido, mas também se expandisse para mais três municípios: Independência, Quiterianópolis e Ipaporanga. Ao todo foram mais de 5.700 educandas/os beneficiadas/os diretamente, 71 escolas, além de 15 instalações que servirão de laboratório de pesquisa para as cinco redes municipais envolvidas. Atualmente 100% das escolas da zona rural de Tamboril já adotam esse modo de ser na educação.

VISITA À ESCOLA DA GROTA VERDE

As flores de abril e o sol do sertão já faziam sua parte na decoração do cenário natural quando, por volta das 9h, Dilermando acompanhado da equipe de assessoria da Prefeitura Municipal de Tamboril e as/os agentes Cáritas chegaram à comunidade Grota Verde para verem de perto as implementações que fazem toda diferença no cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pereira de Castro. O colorido ditado pelo tom verde, ao som do cantar de pássaros emolduravam o caminho até o olho d’água, único lugar daquela localidade sertaneja que sempre está verde. Localizar, cercar, e estudar aquela nascente fez com que toda comunidade escolar fosse beneficiada por essa ação do projeto.

“Quando o pessoal da escola foi me visitar e propôs fazer desse olho d’água na minha propriedade um laboratório de pesquisas eu fiquei muito contente. Além de contribuir para a preservação do local, ainda melhora o desempenho escolar”, comentou seu Sebastião, proprietário do terreno onde está localizada a fonte hídrica. Depois de respirar a brisa úmida, tal qual um ar condicionado natural, a comitiva partiu até o local onde estão instalados o canteiro da escola, outra benfeitoria adquirida graças ao projeto. Além de formações em agroecologia, a escola foi beneficiada com a construção de um ecociclo, cuja base serve de espaço também de casa de sementes, e um viveiro de mudas.

“Eu vejo a questão das aulas práticas como algo muito positivo e também prazeroso. Porque facilita bastante a compreensão das explicações teóricas que temos em sala de aula, pois fazemos essa relação da teoria com a prática, e assim nosso conhecimento fica cada vez mais enriquecido”, comentou Maria Alzira Sousa da Silva, educanda do 9º ano. Segundo ela, as aulas de campo são algo diferenciado, que quebra a rotina da sala de aula e deixa a aprendizagem mais interessante. Observação complementada por Ana Célia Queiroz, coordenadora pedagógica do colégio. Segundo ela, é sensível a diminuição da evasão escolar após a adoção do método. “Ir pro canteiro e pro olho d’água são as aulas prediletas deles”, exemplifica.

PARTILHA DE IMPRESSÕES

Na roda de conversa, Dilermando partilhou as impressões positivas que teve do projeto. “Sou filho desta terra. Sou cearense. É emocionante pra mim hoje trabalhar numa empresa que patrocina um projeto que faz essas crianças valorizarem o próprio lugar, e trabalharem para melhorá-lo”, pontuou. Segundo ele, a Petrobras é uma empresa comprometida em garantir combustível de qualidade para todo o Brasil, esforço muito complexo, devido a imensa dificuldade de se extrair petróleo do oceano. “Por isso é muito importante pra nós apoiarmos ações que valorizam e defendem o meio ambiente, e ainda melhoram a vida das pessoas diretamente com educação de qualidade. Essa é a missão da empresa”, argumentou.

Em tempo, o prefeito de Tamboril, Ramiro Junior, e o vereador Geovani Santos ainda chegaram a tempo de prestigiar o evento e dar testemunho do apoio institucional que a proposta recebe. Dilermando voltou para o Rio de Janeiro com a certeza de que a proposta continuará, sobretudo porque em Tamboril e Nova Russas a Educação Contextualizada já é lei municipal, podendo ainda em 2015 também virar política pública nos outros municípios beneficiados.