Educação Contextualizada
Educação Contextualizada
O Projeto “PLATAFORMA EDUCAÇÃO MARCO ZERO: A questão do gênero e da Educação Emancipatória para uma política da Educação no Ceará” é um projeto de Educação Contextualizada que busca contribuir com processos de construção do bem viver a partir de uma proposta descolonizadora de educação pautada na afirmação identitária, no respeito à diversidade, na autonomia dos(as) sujeitos(as) envolvidos na educação e na sustentabilidade dos espaços educacionais existentes no sertão do Ceará. O projeto acompanha 126 escolas, 1.300 professores e professoras e 17.549 alunos e alunas.
A proposta se divide em três ações principais: Programa de formação para educadores e educadoras das escolas; visitas de acompanhamento pedagógico e realização de culminâncias. O Programa de Formação para Educadores refere-se a uma formação continuada baseada nos princípios e conceitos da educação emancipatória para professores e professoras tendo como fundamento maior a educação contextualizada para convivência com o semiárido. O objetivo é construir coletivamente metodologias pedagógicas apropriadas para a região semiárida, trabalhando com temáticas que envolvem o conhecimento sobre o semiárido brasileiro, suas potencialidades e desafios ambientais, sociais, culturais políticos e econômicos. As visitas de acompanhamento buscam orientar os/as professores/as a partir dos princípios metodológicos e pedagógicos da proposta, visando o redimensionamento e reconstrução dos processos formativos escolares em uma abordagem que tenha o ensino e aprendizagem de forma significativa. Já a realização das culminâncias consiste em um momento de apresentação para as famílias e comunidade das experiências e aprendizagens vivenciadas pelos alunos e alunas, professores e professoras e demais profissionais da educação, oportunizando a visibilidade do processo de aprendizagem pelo qual passaram no decorrer da temática estudada.
O projeto atua em 20 municípios na Mesorregião dos Sertões Cearenses: Ararendá, Boa Viagem, Crateús, Dep. Irapuan Pinheiro, Ipaporanga, Ipueiras, Madalena, Milhã, Mombaça, Nova Russas, Novo Oriente, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Tauá. “PLATAFORMA EDUCAÇÃO MARCO ZERO: A questão do gênero e da Educação Emancipatória para uma política da Educação no Ceará” é financiado pela We World e pela União Europeia.
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