Nos últimos dias 22 e 23 de setembro a Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), em parceria com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), com patrocínio da We World, realizaram mais uma etapa da formação continuada para assessoras e assessores em educação contextualizada para convivência com o Semiárido das regiões de Inhamuns e Crateús. Participaram também agentes Cáritas da Diocese de Itapipoca. O estudo, ocorrido na sede da CDC em Crateús, teve como tema “Currículo Contextualizado” e foi facilitado por Adelson Dias de Oliveira, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco e membro da Resab.

Segundo Lucineide Martins Araújo, agente da Cáritas de Crateús, os debates giraram em torno da importância de repensar conteúdos e disciplinas à partir do próprio chão onde estão inseridas as sujeitas e os sujeitos, pensando em que tipo de cidadã/ ão se deseja formar, além de refletir “como é que os municípios, à partir da proposta da Educação Contextualizada, dão conta de revisar os currículos levando essa temática em consideração”, explicou.

A formação continuada é uma estratégia da Cáritas e Resab para gerar autonomia em militantes da educação e colaboradoras/es de secretarias municipais de educação, a fim de dar continuidade com qualidade à proposta de educação contextualizada, inclusive, nos municípios de Nova Russas, Tamboril e Ipaporanga a adoção desse modo de viver a educação pública municipal já é uma política pública consolidada por lei.