Aprender, compartilhar, trocar, conhecer, reconhecer. Estes foram os eixos do segundo dia da XIV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária que ofereceu diversas oficinas para feirantes, estudantes e comunidade em geral. Foram seis atividades formativas no segundo dia de XIV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária (08/06) em Crateús. Foram elas: Workshop sobre Práticas restaurativas para mediação de conflitos, Linhas de créditos para agricultura familiar com foco no financiamento de fontes de energias renováveis, Seminário Regional de Apicultura, Oficina de artesanato e reciclagem, Beneficiamento da produção e Manejo sanitário de caprinos e ovinos.

O Workshop Práticas restaurativas para mediação de conflitos, ministrados por Jeane Freitas e Lidiany dos Santos, da Pastoral do Menor de Fortaleza, foi realizado no Instituto Federal do Ceará – IFCE. Segundo Jeane Freitas, o objetivo foi esclarecer o que é a prática restaurativa e como ela pode ser utilizada na mediação de conflitos escolares a partir de dois métodos: o Círculo de paz e a Mediação. “Todos em posição de igualdade dialogam, decidem e mediam os conflitos existentes entre as partes, buscando mudança individual, resolução e reparação de danos”, resumiu.

Tiago Fernandes, gerente de negócios do Banco do Nordeste, e Firmino Canafístula, Professor da UFC e consultor da FamSolar Engenharia, mediaram a oficina Linhas de créditos para agricultura familiar com foco no financiamento de fontes de energias renováveis. Tiago divulgou e esclareceu o que o Banco do Nordeste tem a ofertar em linhas de crédito para energias renováveis. Já Firmino explicou e tirou dúvidas sobre energia solar fotovoltaica, que aproveita o enorme potencial de energia solar do Semiárido para o auxílio na produção agropecuária, com excelente custo-benefício.

O Seminário Regional de Apicultura promovido pelo SEBRAE abordou temas importantes como sustentabilidade na apicultura, perder menos e ganhar mais, manejo orgânico de alta produtividade, etc. Com a participação de Palestrantes como Francisco José Capibaribe Avila (consultor do SEBRAE/CE), Afonso Odério Nogueira Lima (Mestre e Doutor em Apicultura pela UFC) e Jean Samel Roch (Mestre em Ciência Animal pela UFPI), o evento buscou aumentar a relação entre apicultores da região e o mercado, além de promover conhecimento aos mesmos. A atividade faz parte do projeto de apicultura do SEBRAE que beneficia cerca e quinhentos apicultores dos territórios do Sertão de Crateús e Inhamuns.

Com muita alegria e empoderamento a oficina de Artesanato e Reciclagem, realizada no Centro Vida, promoveu atividades diversas: confecção de bolsas, oficina de turbantes, cuidando do cuidador, massagens, confecção de bijuterias com materiais recicláveis. A mediação ficou por conta da Agente Cáritas Estevânia Ferreira, das Voluntárias da Cáritas Francisca Vieira e Nonata Linhares e de Eliane Barbosa da Rede Cearense de Economia Solidária. A atividade buscou resgatar a autoestima das e dos participantes, além de apresentar possibilidades de geração de renda. “Eu achei de fundamental importância para nosso conhecimento e aperfeiçoamento. Eu gostei muito mesmo! Foi massa!”, relatou Antonia Gamileiras, participante da cidade de Sobral, comunidade Meruoquinha.

No espaço da Cozinha comunitária Crás II foi realizada a oficina de Beneficiamento da produção de goiaba, tendo como facilitadoras as Engenheiras de Alimentos Luciana Bezerra e Marina Rebolças, professoras dos cursos de Agropecuária e Zootecnia do IFCE. Segundo a professora Luciana, o objetivo foi ensinar a aproveitar o excedente da produção de frutas, dar ideias para o aproveitamento, higiene e segurança alimentar. “A interação foi excelente, os participantes são muito interessados”, relata.

Por Andreza Alcolumbre

Fotos: Andreza Alcolumbre, Mirna Sousa, Ilaria Mirra