No período de 15 a 18/03 agentes da Cáritas Diocesana (CDC) de Crateús visitam escolas na sede de Quiterianópolis para realizar a campanha “Água nossa de cada dia”, parte integrante do projeto “Educação Contextualizada: Construindo Bem Viver nos Sertões dos inhamuns/ Crateús”, realizado pela CDC e financiado pela We World. Ao mesmo tempo foram realizados cadastros do programa “Solidariedade a Distância” (SaD), metodologia adotada pela referida organização italiana para captação de recursos em prol de projetos para cooperação internacional com países da América Latina, África e Ásia.
“As famílias recebem as fotos e os desenhos como forma de prestação de contas da contribuição anual que fazem para a We World”, explicou Elzineide Marques, coordenadora do SAD Brasil. Segundo ela, que acompanha as/os agentes Cáritas nessa semana, esta é uma forma de estabelecer vínculos solidários entre as pessoas que doam e os beneficiários dos recursos. O projeto atualmente implementado pela CDC tem previsão de duração de três anos e contribuirá para uma educação de qualidade em 34 escolas dos municípios de Quiterianópolis, Tamboril e Ipaporanga. Ao todo, cerca de 450 educadoras/es receberão formação, e consequentemente as repassarão para aproximadamente 6 mil crianças e adolescentes.
A educadora Mariana Santana fez contação de histórias para introduzir a Campanha
“Nossa perspectiva é de trabalhar com as crianças o que é nosso. O que as outras pessoas não valorizam a gente quer valorizar agora”, opinou Mirlene Mota, diretora do Centro de Educação Infantil Maria Estrela Coutinho Carvalho, localizada no bairro Alto Brilhante, Quiterianópolis. Segundo ela, a comunidade escolar que ela lidera também tem expectativa de que o Sistema Bioágua, tecnologia social voltada para reaproveitamento de águas cinzentas (descartadas dos chuveiros e demais lavatórios), possa contribuir para manter a orta da escola mesmo no período de estiagem. O projeto garantirá a construção de 08 destas tecnologias de convivência com o Semiárido nas áreas atendidas pelo projeto, não só par beneficiar a produção alimentar dos próprios centros contemplados, mas também para servir de laboratório para outros nas proximidades.
Nesta mesma perspectiva, além dos sistemas bioágua mais 20 escolas serão beneficiadas com a construção de espaços lúdico-pedagógicos. “Ambas as implementações serão disponibilizadas para os três municípios acompanhados. Os ‘Bioágua’ serão construídos todos esse ano [2016], já os espaços lúdicos serão erguidos cinco no primeiro, 10 no segundo e o restante no último ano de execução do projeto “, concluiu Edevaldo Melo, responsável pelas atividades de campo do projeto e agente Cáritas.