Dia 22/07 foi realizado Intercâmbio sobre reuso de água cinza na produção de alimentos, em Caeiras, Quiterianópolis. O evento contou com a participação de representantes das famílias de Ipaporanga, Independência e Monsenhor Tabosa, beneficiados pelo projeto Reuso de Águas Cinza para Produção de Alimentos no Semiáido Cearense, realizado pelo Instituto Bem Viver e financiado pela Fundação Banco do Brasil e Brasil Cap, além de outras/os participantes vindas/os de Crateús, Novo oriente, Parambu e das comunidades Gavião e Fidélis, ambas de Quiterianópolis. As comunidades Gavião e Fidélis são acompanhadas pelas Cáritas Diocesana de Crateús aproveitaram a oportunidade para viverem dia de campo no âmbito do Projeto Paulo Freire de assessoria e investimento em comunidades com condições de pobreza/pobreza extrema do Governo do Estado do Ceará, que é realizado em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura – FIDA. Contudo, tais famílias também são assessoradas pelo Instituto Bem Viver e foram convidadas a participarem deste momento. Outro destaque foi a participação de voluntárias/os da Cáritas, participantes do projeto “Lançais as Redes às Águas Mais profundas”, financiada pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.

Motivadas e motivados pela crescente dimensão que tem alcançado o debate e a prática do reuso de águas cinza na produção de alimentos na região, as/ presentes sentiram-se privilegiadas/os por estarem participando de um evento repleto de saberes técnico cientifico e popular. É importante destacar também o interesse sobre a temática, por parte da Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Oriente, que se fez presente no intercâmbio e se anima pela captação de recursos que possam viabilizar um início de trabalho neste sentido no município. Destaca-se também a importante atenção dada ao intercâmbio por parte da página Caatinga que realizou a cobertura do evento com registros fotográficos, audiovisual e tomada de depoimentos. Cabe portanto afirmar, a partir de tudo que foi dito, escutado e compartilhado por todos e todas que o intercâmbio é ferramenta indispensável no processo formativo/aprendizado, umas vez que as pessoas ensinam, aprendem, formam laços e visualizam a concretude das ações e práticas propostas.

Com informações de Mardones Servulo, membro do Instituto Bem Viver.