O fim de semana foi marcado por um encontro que se discutiu o conservadorismo que cresce no Brasil e no mundo. Em pleno século 21 as pessoas ainda se mostram intolerantes com as origens do próximo, não há empatia com o sofrimento alheio e a mulher continua sofrendo violência e sendo tratada como objeto.
A doutora em Filosofia e em Ciências da Religião, a teóloga e feminista, Ivone Gebara ministrou, em Fortaleza, o seminário “O Conservadorismo cresce assustadoramente. O que fazer? Feminismo avanços-resistência-lutas Protagonismo x Banalização da Mulher”. O evento foi promovido pelo CEBI, Grupo Agar e com o apoio da Igreja Betista. Muito serena e segura, Ivone refletiu sobre velhos tabus como racismo, preconceito, fundamentalismo e feminismo.
Nascida em São Paulo, Ivone Gebara é uma freira católica, filósofa e teóloga feminista. Ela dedica seu tempo a ministrar cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso.
Confira algumas publicações de Ivone na biblioteca digital de Católicas e alguns textos sobre sua trajetória:
http://catolicas.org.br/biblioteca/publicacoes/tecendo-sentidos-feminismos/
http://catolicas.org.br/biblioteca/publicacoes/10-anos-catolicas-brasil/
http://www.nhanduti.com/Covers/Gebara.Vulnerabilidade_Justica_Feminismos.pt.html
http://revistatrip.uol.com.br/tpm/ivone-gebara-teologa-catolica-e-freira-feminista
Por: Francisca Estevânia Ferreira e Anita Dias