Neste fim de semana foi realizado o Curso modular para as juventudes do Programa Infância Adolescente e Juventude- PIAJ. O encontro aconteceu em Fortaleza e nasceu da necessidade que os jovens da Rede de Estadual de Juventudes sentiram para discutir e refletir sobre a atual conjuntura brasileira. Representantes das juventudes das regiões de Sobral, Tianguá, Limoeiro do Norte, Crato, Crateús, Itapipoca, Iguatu e Fortaleza estiveram presentes. As temáticas do encontro foram criadas pela juventude que compõe o PIAJ.

O primeiro módulo se deu com a professora e militante dos movimentos sociais Roberta Sperandio Traspandi, que trouxe a discussão sobre a História Social e Política Brasileira- Aspectos econômicos; Aparelhos ideológicos do Estado e Relações de poder. Durante o módulo, a militante refletiu sobre a realidade de cada território a partir dos temas abordados. Para o agente Cáritas Marciel Melo, o curso possibilitou o pensar sobre a realidade de cada região, além de promover um debate sobre as diversas realidades. “A professora Roberta nos fez refletir a partir dos nossos territórios, e como ainda somos escravos de um sistema que não pensa o bem comum”.

O agente Cáritas afirmou que ter uma visão de classes, transforma e instiga para o enfrentamento do sistema opressor, repressor e enganador que é o capitalismo. “Nos faz perceber que precisamos enquanto juventude nos organizarmos e mostrar as alternativas para a criação de uma nova sociedade, mais justa e igualitária”, enfatizou.

O Curso modular para as juventudes do PIAJ será realizado até janeiro de 2018. O próximo encontro está marcado para a segunda semana de setembro e tem como tema Identidade e Território: juventudes e realidades sociopolítica brasileira/ cearense.

Informações: Marciel Melo e Anita Dias

Fotos: Marciel Melo