A Diocese de Crateús, representada por João Jerônimo da Silvam participou do Seminário dos Cristãos Leigos e Leigas, realizado no último sábado (07/03) em Fortaleza, promovido pelo Regional Ceará da CNBB. O objetivo era refletir sobre a presença dos cristãos e da igreja na sociedade que surgirá da crise do modelo civilizacional  presente. Atividades semelhantes estão sendo realizados em todos os regionais como preparação para o encontro nacional a ser realizado em junho deste ano. Facilitaram o debate os padres Manfredo Oliveira e Junior (Diocese do Limoeiro do Norte), e também se fizeram presentes dois representantes do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas.

Jerônimo disse ter sido bastante proveitoso o debate, embora o número de participantes tenha ficado aquém das expectativas. “O nível da assessoria estava muito bom e toda reflexão feita foi num nível bastante alto. Seria importante uma participação maior, porém os que lá estiveram voltam para as bases ainda mais animados e animadas para construir o conselho dos leigos e leigas nas respectivas dioceses”, analisou o representante da Diocese de Crateús.

NOVA FASE

O Conselho Diocesano de Leigas e Leigos (CDL), organismo de articulação, organização e representação de cristãs/aos leigas e leigos está sendo retomado pela Diocese de Crateús, sendo que Neste primeiro momento  funcionará como equipe de articulação diocesana. A articulação que em outras décadas fora referência no Regional Ceará, voltou a ser pautada na última assembleia desta Igreja Particular, realizado em Tauá, ano passado, e o primeiro encontro com representações de paróquias de todas as áreas da diocese (Sul, Centro e Norte) foi realizado no sábado (28/02), em Crateús. A reunião também contou com a presença da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), do coordenador diocesano de pastoral, padre Géu e do bispo Dom Ailton Menegussi.

Dom Ailton trouxe presente no momento de reflexão  o Concílio Vaticano II (cujos 50 anos vêm sendo celebrados pela igreja no mundo, inclusive, com o Tema da Campanha da Fraternidade 2015), mais especificamente o documento conciliar Apostolicam Actuositatem, que trata sobre o apostolado dos leigos e das leigas. “Para celebrar os 20 anos desse documento, o papa João Paulo II publicou a exortação apostólica Christitidelis Laici. E desse documento eu destaquei o trecho no qual ele fala das tentações dos leigos, das quais  nem sempre souberam desviar-se”, explanou o bispo. As tentações citadas pelo então Papa, hoje São João Paulo II, são as de mostrar interesse exclusivo pelos serviços eclesiais e esquecer as responsabilidades políticas e sociais, e a outra é legitimar indevidamente a separação entre fé e a vida.

REARTICULANDO

“É importante a gente entender que a proposta do Conselho não é ser mais uma pastoral, e sim um espaço de comunhão para deixar claro o papel do leigo na caminhada cristã católica”, dando plena visibilidade a comunhão eclesial nesta diocese argumentou João Jerônimo da Silva, um dos articuladores da equipe dos leigos/as escolhidos na ultima assembleia diocesana, provisoriamente coordenando a equipe de articulação de leigos que posteriormente, após este ano de caminhada e formação, tem o objetivo de se constituir oficialmente em CDL(conselho diocesano de leigos e leigas). A proposta da equipe juntamente com o bispo e o conjunto pastoral da diocese, é que este ano possa ser de estudos, oração, planejamento da caminhada e sensibilização sobre a missão do leigo e do CDL na comunhão eclesial através do CRL NE I (Conselho regional de leigos/as) e do CNLB (Conselho nacional do Laicato do Brasil).

Estão previstos para este ano a presença do conselho regional dos leigos para um momento de reflexão sobre os Conselhos de leigos (diocesano, regional e Nacional), no sentido de poder contar com o apoio e orações de todas as equipes paróquias da diocese, dos próprios leigos/as, mas de modo particular dos padres. Também para o segundo semestre este grupo de representação laica das paróquias voltará se encontrar para um  momento de, formação sobre o estudo 107 da CNBB ( Cristãos leigos/as na igreja e na sociedade- Sal da terra e luz do mundo). A proposta saída deste primeiro encontro diocesano foi aproveitar os momentos nos quais já se reúne o Povo de Deus, seja em âmbito paroquial ou diocesano, para retomar o diálogo com todas as pastorais e organismos constituídos por leigas/os até o ponto de garantir uma representação de cada organização e pastoral no Conselho Diocesano de Leigas e Leigos.