Gigi propõe jogos e brincadeiras para dinamizar oficinas

Com a missão de sistematizar o projeto “Educação Contextualizada no Sertão do Ceará”, patrocinado pela Petrobras e realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús, Gigi Castro, colaboradora deste site, reuniu-se com agentes Cáritas e representantes das secretarias municipais de educação dos municípios beneficiados para realizar a terceira etapa de oficina de sistematização para coletar informações e impressões com intuito de produzir um livro contendo a sistematização dessa experiência, a ser lançado em agosto desse ano.

“Na primeira vez eu escrevi sozinha, mas agora eu percebo ainda mais gente qualificada que pode e deve contribuir, por isso quero que vocês produzam [textos sobre a proposta] também”, orientou Gigi. Ela se referiu à primeira edição do livro “RETALHOS da experiência de Educação Contextualizada no município de Tamboril”, publicado em 2010, contando a experiência exitosa dessa maneira de viver educação nas escolas públicas do município ao qual faz menção. 

O livro será um material importante, não apenas como registro histórico, mas também como instrumento paradidático. Será a sistematização de muitos desafios, mas também inúmeras conquistas de um modelo de ensino público contextualizado, impregnado de sentido e verdadeiramente transformador, protagonizado essencialmente por educadoras, educadores, educandas e educandos não apenas das cidades de Tamboril, Nova Russas, Independência, Quiterianópolis e Ipaporanga, mas do Semiárido Brasileiro. 

Momento de compartilhar massagens, relaxamento importante antes de compartilhar conhecimentos