“Muito bom. Gostei bastante do que foi apresentado sobre à mulher”. Este foi o sentimento da Dona Valda, agricultora da comunidade de Milagres, município de Tauá. Nessa terça-feira as mulheres da comunidade Milagres e adjacentes participaram da capacitação social com a temática “Empoderamento feminino no contexto rural”. O encontro foi ministrado pela equipe de ATC – Assessoria Técnica Continua da Caritas Diocesana de Crateús – Projeto Paulo Freire.

O encontro teve o objetivo de sensibilizar as mulheres do campo sobre a importância do empoderamento no contexto rural e enfatizar sobre a relevância e direitos em relação ao homem e a mulher do campo, identificando o papel da mulher enquanto autônoma e consciente de seus direitos. A ação foi protagonizada por 100% de mulheres, sendo estas, de varias faixa de idade.

As pedagogas Nancy Aurélio e Eliene Soares intermediaram o momento de discussão e reflexão. Para Nancy Aurélio, esta ação faz com que as mulheres se sintam valorizadas e com capacidade de desenvolver diversas atividades. Por outro lado, Eliene Soares esclareceu que “diante do relato das próprias mulheres foi gratificante ver e sentir que o empoderamento feminino não está apenas nas palavras e nos textos trabalhados na capacitação, mas nos olhares, nos depoimentos e nos sentimentos apresentados neste momento tão valoroso, onde o protagonismo DELAS foi evidenciado”.

A coordenadora da Equipe de Assessoria Técnica da Cáritas Diocesana de Crateús – Projeto Paulo Freire apontou que “ser mulher, ser mãe, ser esposa, tantos ser, que esquecemos de ser o EU, e nestes momentos de interação promovidos pela Cáritas através do Projeto Paulo Freire, sentimos e evidenciamos a força e garra da mulher do campo”.

O Projeto Paulo Freire é executado pela Cáritas Diocesana de Cratéus no território dos Inhamuns e tem financiamento do Governo do Estado do Ceará e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Por Daniela Cavalcante

Fotos Equipe Paulo Freire