Os pescadores e pescadoras do açude Flor do campo, no município de Novo Oriente, receberam, na sexta-feira, 28 de julho, a Assessora de Biologia do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Daniela Trigueirinho Alarcon para uma roda de conversa na beira do açude, ou beiço d’água como é chamado pelos pescadores e pescadores. A conversa, intitulada “Visita ao Açude Flor do Campo – Desembarque do Pescado” teve o objetivo de visitar a comunidade, conhecer a realidade e os principais problemas da pesca para contribuir nas temáticas de atuação do CPP, como Portaria 445, automonitoramento do pescado, seguro defeso e mudanças climáticas.
Para a bióloga Daniela Trigueirinho Alarcon o encontro foi rico e produtivo e conhecer sobre a realidade dos pescadores e pescadoras do açude Flor do Campo. “Em um pequeno intervalo de tempo foi possível obter informações muito importantes para a compreensão da realidade local. Esse contato inicial permitiu não somente conhecer um pouco da realidade da pesca, como compreender as dificuldades, angústias e anseios dos pescadores locais”, afirma Daniela.
Para o pescador José Ribamar do Nascimento, do município de Novo Oriente, o encontro foi uma boa oportunidade para refletir sobre a realidade da comunidade junto a CPP e a Cáritas, além de ser o primeiro passo para mudanças futuras. “O encontro foi ótimo, mostramos nossa realidade e espero que o encontro se repita outras vezes”, afirmou.
Após o encontro, a CPP vai elaborar um relatório que será encaminhado a Secretária Executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores Nacional a fim de contribuir com as perspectivas de enfrentamento do conselho. Segundo Daniela Alarcon, ainda não há previsão de um novo encontro, mas afirma que a atividade terá continuidade e outros encontros não somente da assessoria de biologia, como também de outros agentes e outras assessorias serão realizados. “Sempre que os pescadores e pescadoras do Açude Flor do Campo tiverem alguma demanda por parte da assessoria de biologia, coloco-me à disposição para ajudá-los”, enfatizou.
A atividade foi realizada pelo do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) em parceria com o Projeto “Pescadoras e Pescadores construindo o bem viver”, realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús, em parceria com a CISV e co-financiado pela União Europeia.
Informações: Anita Dias
Fotos: Anita Dias