Participantes: Lucieudo (CDC), Camila, Claudia, Rafael (CDC), Marta (CDC), Chalana e Gleiciane.

No dia 16 de março 2017 a Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), conjuntamente com a Agencia de Desenvolvimento  Local (ADEL), realizaram uma reunião de planejamento e capacitação da equipe de moradores/as do bairro Nova Caiçara, localizado no município de Sobral, que atuarão no âmbito do Projeto Moradia Urbana e Tecnologia Social, financiado para a Fundação Banco do Brasil.

Participaram da reunião 17 jovens moradores/as da Nova Caiçara. Eles foram divididos em dois grupos e receberam as orientações e a metodologia de trabalho das duas organizações.

A CDC selecionou e capacitou 5 pessoas que atuarão nos empreendimentos do “Orgulho Tropical 1”, ao fim de aplicar o questionário de autorrecenceamento, objetivando a  coleta das informações, problemas e opiniões sobre o bairro. Os questionários oferecerão um retrato pontual e rigoroso da realidade dos moradores do Nova Caiçara.

O objetivo deste Projeto é fomentar o protagonismo das/os moradores, fortalecer a articulação entre elas/es e as parcerias locais, especialmente a Prefeitura e as agências locais do Banco do Brasil, e reaplicar duas Tecnologias Sociais para impulsionar a promoção do desenvolvimento social nos empreendimentos habitacionais do “Minha Casa Minha Vida”, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana, promovidos pelo Banco do Brasil.

Por Marta Versaci, voluntária da Cáritas Diocesana de Crateús.