Na primeira reunião do núcleo regional da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, realizada na manhã de hoje (01/02) na sede da Cáritas Diocesana de Crateús, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Novo Oriente, e do Esplar tiveram participação inaugural neste espaço, onde também foram definidos temas para formações de assessoras/es pedagógicos/as e professoras/es vinculadas/os à Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (ECSA), bem como foram dadas notícias sobre a ampliação do número de municípios cearenses envolvidos com esta proposta.

NOVOS PARTICIPANTES

O quadro de assessoria técnica foi modificado em dois municípios que compõem a Resab de Crateús: Nova Russas e Tamboril. As novas representações desses municípios, onde a proposta de ECSA é Lei, não só se comprometeram em dar continuidade, como também anunciaram a disposição das secretaria as quais representam pela melhoria da proposta. “A secretária Valéria Chaves ficou empolgada com a apresentação das possibilidades envolvendo educação contextualizada. Tanto que já propôs envolver os distritos e nesses lugares fazer uma grande culminância, envolvendo artistas populares, num grande evento para a comunidade”, relataram Ozanir Carvalho e Gilberto Freitas, assessora e assessor.

EXPANSÃO DA PROPOSTA

A We World anunciou novo projeto firmado com a comunidade europeia, no qual pretende levar a proposta de ECSA para 20 municípios do Ceará, sendo o maior projeto já realizado envolvendo esse novo modo de ser das escolas públicas do campo no Ceará. “Nós temos como foco atender especialmente as regiões de sertão, por isso regiões como Sertão Central, Sertões dos Inhamuns e Crateús são prioridade”, informou Elzineide Marques, membro da entidade que agora também compõe oficialmente o núcleo da RESAB. Em breve disponibilizaremos maiores informações sobre este novo desafio aqui no site.

FORMAÇÕES

As escolas dos municípios de Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril atendidas pelo projeto “Educação Contextualizada: Construindo Bem Viver nos Sertões dos Inhamuns e Crateús”, realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús e financiado pela We World, trabalharão como tema gerador nos próximos meses a questão das sementes, abordando a valorização de sementes nativas, o debate sobre os malefícios de sementes modificadas, a importância das casas de semente, etc. Já as/os assessoras/es pedagógicos terão pelo menos quatro formações este ano. Sendo elas: Conjuntura da Educação (Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum) em abril; Projeto Político Pedagógico em junho; Currículo em agosto; Biomas em outubro.