A Cáritas Diocesana de Crateús, através do Projeto Contexto, está promovendo um processo de formação sobre Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) em escolas do semiárido cearense. A iniciativa está sendo desenvolvidada em parceria com 20 Secretarias Municipais de Educação, envolvendo diretamente 51 escolas e contribuindo para que as escolas acompanhadas pelo projeto possam incorporar em seus PPPs, os princípios da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido como diretrizes para suas práticas e vivências pedagógicas na realização de sua Missão.

Qual a importância do PPP 

A qualificação dos PPPs tem sido uma estratégia desenvolvida pelo Projeto Contexto por considerar a sua fundamental importância para a promoção de uma educação de qualidade. Isso porque,  é a partir dos Projeto Político Pedagógico que a escola pode e deve, definir o caminho a ser percorrido para alcançar a educação pretendida, de acordo com o contexto no qual ela está inserida e com o objetivo de criar as condições favoráveis para as aprendizagnes significativas, a autonomia e emacipação dos e das educandas; a qualificação no nível das relações sociais; a promoção da cidadania e consequentemente, a evolução sustentável nas dimensões: política, econômica, sociail, ambiental e cultural do contexto das pessoas.

Frutos

Depois de muitas oficinas, leitura, análise de PPPs e dialogando com as equipes das escolas, já foi concluído o processo com 15 escolas, e outros tantos estão em processo de finalização. A meta do Projeto Contexto é  qualificar no mínimo 51 PPPs para que as escolas possam continuar firmes no desenvolvimento de uma educação de qualidade, contextualizada com o semiárido. Assim como na escola EMEF José Martins da Costa, do município de Piquet Carneiro/CE. Segundo Ana  Paula Azevedo de Lima, Coordenadora Pedagógica da escola, a qualificação do PPP Contextualizado é importante porque considera as vivências do alunado, trazendo a realidade dos mesmos para dentro da escola: “Esse trabalho com o PPP ensina e mostra a importância de conhecer o nosso lugar, nossas raízes e nossa cultura, valorizando e aprendendo a se relacionar com os desafios do nosso Semiárido”, destaca Ana Paula. 

Perspectivas e ensinamento

De acodo com a equiepe pedagógica da Cáritas de Crateús, responsável pelo  acompanhamento das escolas na atualização dos PPPs, o processo de elaboração e/ou atualização do PPP é e precisa ser assumida por cada escola, com a equipe pedagógica  que analisa as experiências passadas, presentes e futuras, identificando o caminho desejado através de concepções e teorias que inspiram a prática pedagógica da escola e dos princípios que norteiam as decisões. Através deste processo, a comunidade escolar rompe com a lógica perversa em que a educação é pensada por quem (em geral) não pisa no mesmo chão em que pisam as famílias dos educandos e das educandas.

Por Por Equipe Pedagógica do Projeto Contexto