Mais uma etapa da Formação Continuada para Educadoras e Educadores da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) foi cumprida nos últimos dias 6 e 7 de julho, na sede da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC). Esta ação faz parte do projeto “Educação Contextualizada – Construindo Bem Viver nos Sertões dos Inhamuns/ Crateús”, realizado pela CDC e financiado pela We World. Com tema “Bases Teóricas da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido”, este encontro foi facilitado pela professora doutoranda Ana Célia, que atua em João Pessoa (PB). Militantes em educação da região de Itapipoca também estiveram presentes.
“Foi bem esclarecedor, principalmente porque nós [da Cáritas Diocesana de Itapipoca] estamos iniciando lá um trabalho. E poder ver aqui a explicação da professora Ana Célia e as contribuições de outros colegas, pessoas que dão testemunho de como se dá na prática a Educação Contextualizada, faz a gente ter ainda mais empenho na realização desse sonho”, declarou a agente Cáritas de Itapipoca Leiane Alves. Para o assessor da Secretaria Municipal de Tamboril e diretor da CDC, Gilson Araújo, é revigorante estudar com um grupo de pessoas dedicadas à mesma causa. “Isso faz com que o conhecimento que a gente já tem seja superior”, pontuou.
A facilitadora do encontro, professora Ana Célia, avaliou positivamente os dois dias do formação, porque foi possível perceber o nível de comprometimento do grupo, segundo ela. “Considerando o objetivo de discutir sobre bases teóricas da Educação Contextualizada, acredito que o grupo não deixou nada a desejar. Eles conseguiram cruzar o que foi exposto com a prática que já têm”, argumentou. A educadora disse ainda que a presença de uma quantidade significativa de pessoas em pleno julho, mês de férias para a maioria, representa o grau de envolvimento das/os participantes com a proposta.